Mais

Pekhart e a passagem pelo Legia: "Parecia o Real Madrid"

Pekhart ao serviço do Legia
Pekhart ao serviço do LegiaMaciej Rogowski / Alamy / Profimedia

Tomas Pekhart acredita que poucos adeptos checos conseguem compreender a grandeza do Legia Varsóvia. No entanto, acredita que o Banik Ostrava tem as mesmas hipóteses de passar à segunda fase da Liga Europa que o vencedor da Taça da Polónia.

Durante a prolífica carreira, Pekhart experimentou jogar em Inglaterra, Alemanha, Grécia, Israel, Espanha e Turquia. Também jogou no clube de Varsóvia. "O Legia é um fenómeno polaco. Penso que pouca gente na República Checa consegue imaginar o colosso que é. Parecia o Real Madrid, pela dimensão do clube e por todas as condições que o rodeiam", afirmou o jogador nascido em Sušice.

O seu contrato em Varsóvia terminou no verão e o jogador sabia de antemão que não iria receber um novo vínculo. Continua em contacto diário com os seus recentes companheiros de equipa. "Não tenho acompanhado muito a liga checa nos últimos tempos, mas isso diz bem da última época do Baník. O objetivo do Legia é o título da liga polaca e a promoção à Liga Europa" - disse Pekhart.

A experiência na Taça antes da série de dois jogos contra o Baník está do lado do Legia. "Na época passada, chegámos aos quartos de final da Liga Conferência e agora o Legia quer entrar na Liga Europa, que é mais interessante do ponto de vista financeiro e desportivo", afirmou Pekhart.

O goleador checo ajudou o Legia a conquistar dois títulos de campeão e foi o melhor marcador da liga polaca na época 2020/21. Desde então, o clube tem estado à espera de outro título, terminando em quinto lugar na liga na época passada. "Eles venceram o Lech Poznań na Supertaça há alguns dias, por isso já deram o primeiro passo. No entanto, não é fácil receber um jogo em três frentes logo no início da época. Os dois jogos da fase preliminar contra o Aktobe foram equilibrados e difíceis. Os rapazes admitem que tiveram muita sorte quando o árbitro de vídeo anulou o golo do adversário no jogo em casa", recordou o antigo jogador do Slavia, Jablonec e Sparta.

"Ganhar o campeonato polaco é extremamente difícil. Há oito ou dez clubes muito fortes, cujos proprietários investem muito dinheiro no futebol. Os campeões recentes são aqueles que não estão sobrecarregados com taças europeias", observou.

Os números de Pekhart
Os números de PekhartFlashscore