Mais

Roma em apuros: Eliminação da Liga Europa acentua problemas financeiros

Paulo Dybala cabisbaixo após a derrota para o Athletic Club
Paulo Dybala cabisbaixo após a derrota para o Athletic Club Andres Lopez Sheridan/SPP/Shutte / Shutterstock Editorial / Profimedia
A Roma, eliminada na Liga Europa, enfrenta agora problemas de Fair-Play financeiro, arriscando-se a ultrapassar os limites impostos pelos regulamentos. Com apenas 20,1 milhões de euros de receitas, os Giallorossi têm de procurar a qualificação para a Liga dos Campeões através do campeonato para garantir um futuro financeiro mais estável.

O momento da Roma é, sem dúvida, sombrio, com a eliminação na Liga Europa às mãos do Athletic Club a evidenciar uma série de dificuldades que a equipa terá agora de enfrentar. Os Capitolini são chamados a terminar a época como protagonistas para evitar que a situação se agrave ainda mais.

Mas de que dificuldades estamos a falar? A questão principal é o Fair-Play financeiro, um problema que há anos afecta todos os clubes de futebol.

A Roma, de facto, corre o risco de ultrapassar os limites estabelecidos por estes regulamentos rigorosos, tanto em termos de custos do plantel como do orçamento global. Neste contexto, as mais-valias provenientes da venda de talentos importantes podem ser a única solução para se enquadrar nos parâmetros exigidos.

Jogadores como Pellegrini, Pisilli e até mesmo Angeliño, que viu o seu valor aumentar consideravelmente, poderiam ser colocados no mercado. E não é de excluir que Paulo Dybala, o jogador mais bem pago do plantel, se torne o principal suspeito de deixar a capital, numa operação necessária para reduzir a massa salarial e restabelecer as finanças do clube.

Qualificação para a Liga dos Campeões para salvar a pele

A época da Roma tornou-se assim ainda mais complicada, uma vez que a qualificação para a Liga Europa da próxima época já não é suficiente para colocar os Giallorossi dentro dos limites impostos pelo Fair-Play financeiro. Agora, Claudio Ranieri é chamado a uma tarefa ainda mais difícil: conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões para garantir um futuro mais tranquilo.

Este é o resultado da derrota em San Mamés contra o Athletic Club Bilbao, que pôs fim ao sonho europeu dos Capitolini. A conquista da Liga Europa representava, de facto, a primeira opção para garantir a estabilidade financeira, com maiores receitas e, sobretudo, o acesso automático à próxima edição da Liga dos Campeões, com receitas estimadas superiores a 50 milhões de euros.

Próximos compromissos da Roma
Próximos compromissos da RomaFlashscore

Com a eliminação nos oitavos de final, em vez disso, a Roma apenas arrecadou 20,1 milhões de euros para a presente época e, agora, terá necessariamente de se concentrar na qualificação para a competição mais prestigiada da Europa através do campeonato.

Uma qualificação que, embora ainda possível, depende de uma série de resultados positivos na Serie A, onde os Giallorossi terão de enfrentar uma concorrência feroz, com Juventus, Lazio, Bolonha, AC Milan e Fiorentina empenhados numa luta renhida pelos lugares que garantem o acesso à tão desejada Liga dos Campeões.