Mais

Ruben Amorim diz que vencer a Liga Europa pode ser ponto de viragem para o futuro do Man. United

Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester UnitedReuters / Vincent West
Ganhar a Liga Europa pode não salvar a época do Manchester United, mas pode ser fundamental para o futuro imediato do clube, tanto dentro como fora do campo, disse o treinador Ruben Amorim antes do jogo de quinta-feira, com o Athletic Bilbao, a contar para as meias-finais.

O Manchester United está em 14.º lugar na Premier League, com 39 pontos, depois de ter sofrido 15 derrotas esta época.

Ruben Amorim acredita que o sucesso europeu pode injetar o impulso necessário numa campanha dececionante e nos seus planos de reconstrução.

"Toda a gente sabe que (o jogo contra o Bilbao) é muito importante para a nossa época", disse Amorim aos jornalistas esta quarta-feira.

"Sabemos que nada vai salvar a nossa época, mas isto pode ser muito importante, ganhar um troféu e também entrar na Liga dos Campeões. Ter esses jogos no próximo ano pode mudar muita coisa no nosso clube, mesmo no verão", acrescentou.

Embora Amorim veja a Liga Europa como um potencial ponto de viragem, sublinhou que a qualificação para a Liga dos Campeões não resolveria todos os problemas do United.

"Pode mudar o nosso verão, pode mudar o próximo ano", afirmou.

"Mas temos de tratar de muitas coisas no nosso clube. Estaremos bem com a Liga dos Campeões ou sem a Liga dos Campeões", acrescentou.

Questionado sobre o contraste entre a forte forma europeia do United e as suas dificuldades na Premier League, Amorim disse que tinha poucas respostas, mas apontou os problemas da equipa à frente da baliza.

"Não sei porquê (estamos melhor na Liga Europa). Tivemos alguns jogos em que não criámos situações (de golo), mas não foi esse o caso no último jogo", disse Amorim, referindo-se ao empate de domingo com o Bournemouth( 1-1 ).

"Estamos a criar oportunidades, mas não estamos a marcar golos, mas às vezes não há uma explicação. Não tenho uma grande explicação para isso. Estamos longe de ser uma equipa consistente. Temos uma clara falta de golos e isso tem-nos custado muitos pontos esta época", reconheceu.

No meio do debate sobre se é justo que um clube com um fraco desempenho a nível interno se qualifique para a Liga dos Campeões através da Liga Europa, Amorim disse que o United tem de aproveitar ao máximo a oportunidade, independentemente da forma como é encarada.

"São as regras. Talvez se possa dizer que não é justo, porque as melhores equipas deviam estar na Liga dos Campeões", afirmou.

"Mas suspeito que é feito para dar valor a esta competição. Se tivermos essa possibilidade, devemos tentar alcançá-la", concluiu.

Siga o Athletic Bilbao - Manchester United no Flashscore