Recorde as incidências da partida
Os Red Devils estão a atravessar uma temporada deplorável e vencer a Liga Europa é a única via realista para a Liga dos Campeões, mas não conseguiram proteger a sua vantagem em San Sebastian.
O avançado neerlandês Joshua Zirkzee marcou o seu primeiro golo em cinco jogos para colocar a equipa de Ruben Amorim em vantagem na Arena Reale antes da hora marcada, mas Bruno Fernandes cometeu uma grande penalidade por mão na bola, que Oyarzabal marcou aos 70 minutos.
A equipa anfitriã esteve perto de conseguir o golo da vitória no final da partida, mas Orri Oskarsson falhou por duas vezes a finalização e a eliminatória está empatada antes da segunda mão em Old Trafford, na próxima quinta-feira.
"Antes do penálti, pensei que a equipa estava a controlar o jogo, acho que mudou com o penálti... levamos o jogo para Old Trafford, vamos tentar ganhar lá", disse Ruben Amorim aos jornalistas.
"A equipa está muito ansiosa por marcar golos e ganhar jogos", assumiu.
Ruben Amorim ficou com apenas 18 jogadores à disposição devido a uma crise de lesões, com Harry Maguire e Manuel Ugarte a juntarem-se a Amad Diallo, Kobbie Mainoo e Luke Shaw nas baixas.
Na frente de ataque, o treinador português começou com Rasmus Hojlund, que prolongou a sua série sem golos para 19 jogos, enquanto o companheiro de ataque Zirkzee tem agora dois nos seus últimos 17 jogos.
"Temos de ser implacáveis (com as nossas) oportunidades - hoje tivemos bastantes", disse Zirkzee à TNT Sports.
"Fico feliz (por marcar), mas no final temos de ganhar e hoje não ganhámos", acrescentou.
Ruben Amorim disse na quarta-feira que não era "crucial" para a sua equipa vencer a competição, mas sugeriu que poderia dar a volta a uma época terrível, com o clube em 14.º lugar na Premier League e eliminado das outras taças.
A primeira parte foi um jogo monótono, com nenhuma das equipas a atacar com confiança ou vantagem, embora os gigantes da Premier League tenham estado mais perto.
O defesa da Real Sociedad , Aritz Elustondo, bloqueou os remates de Bruno Fernandes e Zirkzee, enquanto o United se limitava a gerir nos primeiros 45 minutos em San Sebastian.
A Real Sociedad também teve uma campanha doméstica difícil, ocupando o nono lugar na LaLiga, mas com a final da Liga Europa na casa do rival Athletic Bilbao, adorariam vencer no San Mames.
O técnico Imanol Alguacil pôde contar com Takefusa Kubo, Oyarzabal e Luka Sucic, que ficaram de fora da goleada de 4-0 sofrida com o Barcelona no último fim de semana, mas não pôde contar com Martin Zubimendi, que está lesionado.
"Está em aberto"
O United começou a segunda parte com mais garra e Alejandro Garnacho rematou para o fundo das redes quando estava bem colocado.
Os visitantes chegaram ao golo aos 58 minutos, quando Zirkzee rematou para o fundo da baliza após um passe de Garnacho para a área, com o guarda-redes da Real Sociedad, Alex Remiro, a ficar desapontado por não ter conseguido evitar o golo.
Brais Mendez rematou de longe para o fundo das redes no primeiro lance de perigo da Real Sociedad, a meio da segunda parte.
Poucos minutos depois, a equipa basca ganhou um penálti quando o capitão do United, Bruno Fernandes, tocou a bola com a mão na área, ao tentar afastar um canto.
Oyarzabal, que marcou o golo da vitória da Espanha na final do Euro-2024 contra a Inglaterra, cobrou com precisão, fazendo com que o guarda-redes do Manchester United, André Onana, se enganasse no primeiro remate da sua equipa.
O internacional camaronês fez depois uma boa defesa a um remate de longa distância de Mendez, numa altura em que a Real Sociedad começava a ganhar ritmo.
Oskarsson deveria ter ganho o jogo para a Real Sociedad, mas desperdiçou uma boa oportunidade e teve outro remate bem defendido por Onana na fase final.
"É uma pena as oportunidades que nos escaparam no final, mas a eliminatória está em aberto, vamos para lá vivos, com muita vontade", disse Oyarzabal.
"Até marcarmos, foi difícil para nós criar oportunidades, mas também não acho que tenhamos sofrido muito (defensivamente", acrescentou.
O vencedor do confronto enfrentará o Lyon, de França, ou o FCSB, da Roménia, nos quartos de final.