Ange Postecoglou conduziu o Tottenham a uma vitória por 1-0 sobre o Manchester United na final da Liga Europa, no mês passado, que garantiu o primeiro título europeu do clube em 41 anos e um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.
Mas o australiano de 59 anos pagou o preço da pior temporada nacional do Tottenham desde que foi despromovido da primeira divisão em 1976-77.
O Tottenham perdeu 22 dos seus 38 jogos na Premier League e terminou em 17.º lugar na tabela, logo à frente dos despromovidos Leicester, Ipswich e Southampton.
Mas Son, numa homenagem emocionante no Instagram, disse que Postecoglou tinha transformado o clube.
"Mudou a trajetória deste clube", escreveu Son.
"Acreditou em si mesmo e em nós desde o primeiro dia e nunca hesitou nem por um segundo. Mesmo quando outros o fizeram. Sabias do que éramos capazes desde o início. Fizeste-o à tua maneira. E a vossa maneira deu a este clube a melhor noite das últimas décadas. Vamos guardar essas memórias para o resto das nossas vidas", acrescentou.
Son, que viu cinco treinadores serem demitidos nos últimos seis anos pelo presidente Daniel Levy, disse que criou uma relação próxima com Postecoglou durante os seus dois anos de mandato.
"Confiou em mim ao confiar-me a capitania", disse o astro coreano de 32 anos.
"Esta é uma das maiores honras da minha carreira. Foi um grande privilégio aprender com a sua liderança. Sou um jogador melhor e uma pessoa melhor graças a ti. Ange Postecoglou, és uma lenda do Tottenham Hotspur para sempre. Obrigado, meu amigo", concluiu o sul-coreano.
O Tottenham foi devastado por lesões e, à medida que a campanha se aproximava do fim, Postecoglou concentrou-se em manter os seus principais jogadores em forma e frescos para a Liga Europa.
A aposta valeu a pena, mas, apesar de o Tottenham ter conquistado o seu primeiro troféu desde a Taça da Liga de 2008, não foi suficiente para salvar o antigo treinador do Celtic.
Thomas Frank, treinador do Brentford, Marco Silva, do Fulham, Oliver Glasner, vencedor da Taça de Inglaterra com o Crystal Palace, e Andoni Iraola, do Bournemouth, são os principais candidatos a substituir Postecoglou.