Recorde aqui as incidências do encontro
O internacional sul-coreano, que chegou ao clube há 10 anos, é o quinto melhor marcador de sempre dos Spurs, mas não tinha conquistado qualquer troféu até à vitória por 1-0 sobre o Manchester United em Bilbau, na quarta-feira.
"Uau, uma sensação incrível!. Hoje é o dia em que o sonho se tornou realidade. Sou o homem mais feliz do mundo, para ser honesto", disse Son à TNT Sports.
Son é o único membro do plantel que perdeu a final da Liga dos Campeões em 2019 a participar noutra final europeia seis anos depois. Depois de uma série de quases ao longo da última década, o jogador de 32 anos disse que sentiu a pressão para vencer.
"Senti a pressão. Queria muito. Nos últimos sete dias, sonhei com este jogo todos os dias. Finalmente aconteceu, posso ficar descansado. Hoje é o dia em que podemos festejar. Se calhar vou perder o voo (para casa)!", gracejou.
A vitória também garante o lugar do Tottenham na Liga dos Campeões da próxima temporada, apesar de estar em 17.º lugar na Premier League após uma temporada doméstica desanimadora. Son tem um grande número de seguidores no seu país natal e agradeceu especialmente aos sul-coreanos que ficaram acordados durante a noite para assistir ao seu sucesso.
"Estou muito orgulhoso de ser sul-coreano. Quero agradecer aos adeptos. (O pontapé de saída) foi às 4 da manhã e eles apoiam-me como loucos", vincou.