Mais

UEFA retira ameaça de exclusão do Olympique Lyon da Liga Europa

Paulo Fonseca vai poder jogar competições europeias com o Lyon
Paulo Fonseca vai poder jogar competições europeias com o LyonOLIVIER CHASSIGNOLE/AFP

O Lyon, que foi provisoriamente excluído da Liga Europa em dezembro pelo organismo de controlo financeiro da UEFA, vai manter-se na competição depois de as suas contas terem sido consideradas melhoradas, de acordo com um comunicado do organismo europeu revelado na segunda-feira à noite pelo diário L'Équipe.

"Em dezembro de 2024, a Primeira Câmara do Organismo de Controlo Financeiro dos Clubes (CFCB) constatou que as demonstrações financeiras de 2024 do Olympique Lyonnais não respeitavam o princípio fundamental da continuidade", refere o comunicado.

"Consequentemente, a Primeira Câmara do CFCB decidiu excluir o Olympique Lyonnais das competições de clubes da UEFA de 2024-2025, a menos que o clube apresente, antes de 30 de janeiro de 2025, as referidas demonstrações financeiras acompanhadas de um parecer de auditoria sem reservas dos seus auditores, ou seja, sem menção de uma qualificação, opinião adversa ou opinião qualificada, relativamente ao princípio da continuidade", continuou a UEFA.

"O Olympique Lyonnais tomou as medidas necessárias e cumpriu a condição imposta dentro do prazo estabelecido. Consequentemente, a Primeira Câmara do CFCB decidiu que a desqualificação condicional não será aplicada".

Num comunicado publicado na segunda-feira à noite, o Lyon "congratula-se com a decisão da UEFA, que analisou integralmente a nossa situação financeira, incluindo os pareceres das agências de notação de crédito independentes, e confirmou a nossa participação na Liga Europa".

O Lyon qualificou-se diretamente para os oitavos de final da prova, depois de ter terminado em 6.º lugar na fase de liga.