Mais

Chicharito desculpa-se após comentários sexistas: "Não foi intenção minha magoar ou dividir"

Chicharito foi multado pela Federação Mexicana de Futebol
Chicharito foi multado pela Federação Mexicana de FutebolČTK / imago sportfotodienst / Jorge Martinez

Javier "Chicharito" Hernández disse que lamenta "qualquer confusão ou desconforto" que as suas palavras possam ter causado, depois de ter sido multado pela Federação Mexicana de Futebol (FMF) por fazer comentários sexistas nas redes sociais.

Em comunicado conjunto divulgado na quarta-feira pela FMF juntamente com as principais Ligas masculina e feminina do México — Liga MX e Liga MX Femenil — as autoridades afirmaram que os comentários do avançado de 37 anos violavam as políticas de género e diversidade e constituíam uma forma de violência mediática.

Os organismos de futebol acrescentaram que Hernández fez declarações nas redes sociais que "promovem estereótipos sexistas".

A FMF impôs uma multa e emitiu uma advertência, afirmando que poderão ser aplicadas sanções mais severas se Chicharito repetir tal comportamento.

"Lamento profundamente qualquer confusão ou desconforto que as minhas palavras recentes possam ter causado; nunca foi minha intenção limitar, magoar ou dividir...", publicou o jogador nas redes sociais na quinta-feira.

Chicharito em ação pelo Guadalajara
Chicharito em ação pelo GuadalajaraČTK / imago sportfotodienst / Luis Fernando Toris

"Estou a ouvir, a refletir e comprometido em me expressar com maior clareza e sensibilidade, especialmente em questões tão sensíveis. Acredito que a mudança começa por si mesmo".

"Vou aproveitar esta oportunidade para compreender, crescer e continuar a trabalhar para ser uma melhor versão de mim mesmo, com base na honestidade, no amor pela minha família, nos meus valores e no amor por todos vocês..."

O contexto

Chicharito publicou vídeos durante o fim de semana em que apelava às mulheres para que "se deixassem guiar por um homem" e as acusava de "erradicar a masculinidade".

Hernández, o maior goleador da história do México, também disse que a sociedade se tinha tornado "hipersensível" e questionou as opiniões feministas sobre os papéis domésticos.

Os comentários foram amplamente criticados como sexistas e fora de sintonia com a sociedade contemporânea, provocando a condenação de fãs e figuras públicas, incluindo a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.

Chicharito voltou ao seu clube de infância, Guadalajara, no ano passado, depois de ter jogado em várias equipas europeias de topo, como Manchester United, Real Madrid e West Ham United.