Emiliano Muñoz impressionou em 2024, com apenas 14 anos, os olheiros do Atlético de Madrid, que de imediato solicitaram a sua contratação à direção colchonera. Após chegarem a acordo, o mexicano teve de esperar, por questões legais, até completar 16 anos para poder mudar-se para Espanha.
Com esse requisito cumprido, o jovem formado no clube potosino torna-se um novo embaixador mexicano na Europa ao juntar-se à restrita lista de avançados que o país conseguiu exportar para grandes clubes do Velho Continente. Espera-se que integre o formação colchonera, de onde ambiciona conquistar um lugar nas opções da equipa principal.
Quem é Emiliano Muñoz?
Muñoz nasceu a 11 de janeiro de 2010 e, desde muito novo, revelou um talento natural para o futebol. Com o passar dos anos, essas qualidades moldaram um excelente ponta de lança, com quase 1,80 metros, que foi subindo de escalão na equipa potosina. O seu desempenho foi tão notável que, aos 16 anos, já se tinha afirmado na equipa sub-19.
No total, Muñoz marcou 25 golos em 47 jogos disputados nas camadas jovens do Atlético de San Luis. O mexicano espera poder contribuir para que a equipa Cadete A dos colchoneros continue nos lugares cimeiros da Superliga Cadete, onde ocupa atualmente o terceiro posto com 31 pontos.
O seu talento ganhou destaque após uma exibição de grande nível na MAD Cup de há dois anos, em que foi o melhor marcador da competição, com 18 golos em apenas 8 jogos. A sua transferência foi possível graças ao acordo desportivo e comercial entre o clube potosino e o da capital espanhola, além do facto de possuir nacionalidade espanhola.
O agora futebolista colchonero também já foi chamado às seleções jovens do México, onde se espera que continue a evoluir com vista ao Mundial-2030.
