No último dia da fase regular do Apertura 2019, o Tigres visitou a fronteira norte do país para enfrentar o Bravos de Ciudad Juarez. O jogo, que poderia ter sido simples para a equipa de Nuevo León, acabou por ter uma situação peculiar quando o guarda-redes Nahuel Guzmán se lesionou e não havia mais alterações para os visitantes.
Com o Tigres a liderar por apenas um golo nos minutos finais do jogo, Guido Pizarro pediu a Guzmán a camisola e as luvas para ir para a baliza. Durante alguns minutos, o histórico argentino foi o guarda-redes improvisado de uma das equipas com maior orçamento da Liga MX.
Mas se esse acontecimento já era anedótico por si só, este domingo, 2 de março de 2025, Pizarro elevou a fasquia do seu amor pelo Tigres para assumir um desafio ainda maior, e provavelmente o mais importante da sua vida profissional até agora. Guido, que chegou como cinco pensador, depois passou a defesa-central e há seis anos era guarda-redes, anunciou a sua reforma como futebolista profissional para assumir o cargo de treinador da equipa que ama.
Adeus a Veljko Paunovic
A dinâmica apaixonada das equipas de futebol de Nuevo Leon é bem conhecida no México. Rayados e Tigres não só exigem orçamentos estratosféricos que lhes permitem contratar grandes estrelas e conquistar títulos, como também se comprometem com as identidades que forjaram as filosofias de cada equipa.
Assim, enquanto Paunovic mostrou no Chivas do que era capaz em termos táticos e que podia estabelecer o padrão nessa área no futebol nacional, o sérvio não conseguiu encaixar a identidade do Tigres no menos de um ano que esteve no comando. Sem conseguir ganhar o que pretendia, o seu prazo de validade parecia um dado adquirido.
E, para provar que Paunovic pesava mais do lado de fora do que dentro de campo, a demissão do sérvio aconteceu depois de uma vitória apertada fora de casa contra o surpreendente Necaxa, de Larcamón. Um simbolismo perfeito do que está a acontecer no norte do México, onde o futebol é muito mais do que um resultado desportivo.
Pizarro reforma-se e assume funções de imediato
O comunicado do clube a anunciar a demissão de Paunovic foi comemorado nas redes sociais pelos adeptos do Tigres, que imediatamente lembraram a incapacidade do europeu de se adaptar à idiossincrasia felina e aos seus padrões passionais.
Mas, uma vez enterrado o processo do sérvio, os adeptos começaram a especular sobre quem poderia ser a pessoa certa para gerir o imenso talento de um plantel com muita hierarquia. Acostumados a ter dinheiro para satisfazer as suas necessidades, os adeptos do Tigres empolgaram-se com a possibilidade de um nome de peso chegar ao clube.
No entanto, deixando de lado o poder económico do seu quotidiano, a direção do Tigres optou por dar um mimo emocional ao seu povo. Três horas após o anúncio da demissão de Paunovic, o clube da Universidad Autónoma de Nuevo León chocou o mundo do futebol mexicano ao anunciar a retirada de um dos seus maiores ídolos para assumir o cargo de técnico da equipa principal.
O jogador que há muito havia desistido de fazer qualquer coisa pelo clube, agora assume as rédeas de um banco quente e exigente, com a vantagem de conhecer, como poucos, as idiossincrasias do que o povo do Tigres quer.
Depois de 11 anos com a camisola felina como um futebolista completo, dedicado e leal, com uma breve passagem europeia pelo Sevilha, Pizarro aspira agora a transmitir toda a sua sabedoria do lado de fora do campo. E fá-lo-á dando instruções àqueles que, até há poucas horas, eram seus companheiros de equipa.
"Hoje é um dia histórico para esta instituição, pois Guido Pizarro decidiu reformar-se como jogador do Club Tigres. Além disso, devido à sua trajetória, liderança e preparação, a direção tomou a decisão de o nomear como novo treinador da nossa equipa", anunciou o clube num comunicado que teve eco nos meios de comunicação desportivos do país.
Pizarro fará a sua estreia na próxima terça-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões da CONCACAF, contra o Cincinnati, no Estádio TQL, na cidade norte-americana. Será no sábado, 8 de março, que um estádio universitário cheio lhe dará a ovação que merece e lhe agradecerá todos os seus serviços como médio, defesa e guarda-redes, coroando-o agora como o treinador que esperam ter durante muito tempo.
