Siga as incidências da partida aqui
Na noite de quinta-feira, no estádio Cuauhtemoc, em Puebla, o América do técnico brasileiro André Jardine saiu na frente e venceu o Monterrey do técnico argentino Martin Demichelis por 2-1.
O jogo decisivo terá início na madrugada desta segunda-feira. Em caso de empate no agregado, haverá prolongamento e, se persistir o empate, a decisão será nos penálti.
Por um "hat-trick" de campeonatos
No terceiro torneio sob o comando de André Jardine, o América tentará tornar-se o primeiro tricampeão dos torneios curtos do futebol asteca, que começaram em 1996, e recuperar o estatuto que tinha no passado.
Nesta dinastia do América, 13 jogadores tentam conquistar o triplete, incluindo os uruguaios Sebastián Cáceres e Brian Rodríguez, além do paraguaio Richard Sánchez e do chileno Diego Valdés.
Ao contrário das duas finais anteriores, que foram disputadas em casa, no estádio Azteca, desta vez o América encerrará a final como visitante.

"É a primeira vez que vamos decidir fora, é diferente. Em qualquer circunstância, a série está aberta. Temos de nos concentrar. No segundo jogo temos de ser consistentes porque, possivelmente, a final será decidida nos últimos momentos. Quem for mais inteligente e tiver mais força mental vai chegar perto da vitória", disse Jardine.
O América procura o 20.º título da liga na sua história, sendo os mais recentes o Apertura 2023 e o Clausura 2024.
Otimismo diante da adversidade
O Monterrey, por sua vez, vai tentar chegar ao seu sexto título. Os cinco primeiros - todos na fase profissional - vieram no México 1986, no Clausura 2003, no Apertura 2009, no Apertura 2010 e no Apertura 2019 (este último contra o América).
Apesar de chegar em desvantagem e com o argentino Lucas Ocampos praticamente descartado por lesão, o técnico Demichelis disse ser "o primeiro dos otimistas, temos uma grande oportunidade de ser campeões, teremos o apoio do nosso povo e vamos competir muito bem".
O treinador da equipa do norte do México lançou um desafio ao seu colega do América: "O América é o bicampeão, e Jardine vai jogar a terceira final; neste grupo venceu o Toluca e o Cruz Azul, mas nós vamos ser um Rayados muito eficaz, vamos dar tudo em campo, 90 minutos ou 120, para que a taça fique em Monterrey".