Mais

México: Com Canales de volta, Monterrey garante vaga nos quartos de final do Clausura

Monterrey vence o Pumas
Monterrey vence o PumasJulio Cesar AGUILAR / AFP
Com Sergio Canales e Oliver Torres de volta, o Monterrey derrotou o Pumas por 2-0 no domingo, na última jornada do Clausura-2025, e se tornou-se no último clube a apurar-se para os quartos de final.

Os Rayados, no entanto, continuam sem o central espanhol Sergio Ramos, que assistiu de um camarote no estádio BBVA, em Monterrey, enquanto seus companheiros de equipa tinham dificuldades para romper a unidade defensiva do Pumas, formada por três centrais e dois laterais.

Os donos da casa garantiram a passagem para a próxima fase, onde enfrentarão o Toluca, com dois golos no segundo tempo, o primeiro do atacante argentino German Berterame (59') e o último do médio colombiano Nelson Deossa (89').

O golo de Berterame teve tons balsâmicos, uma vez que o argentino e o seu compatriota, o médio Jorge Rodriguez, foram vaiados pelos adeptos do Rayados, chateados com a atual forma do clube.

A receção também foi hostil para o técnico argentino Martin Demichelis, que optou por substituir Canales e Torres e depois utilizá-los como suplentes.

Sem criatividade, o Monterrey teve apenas uma oportunidade clara dentro da área dos felinos no primeiro tempo. Foi aos 30 minutos, num remate à queima-roupa do argentino Lucas Ocampos que o guarda-redes Alex Padilla defendeu com o pé direito.

O Pumas, treinado por Efrain Juarez, apostou no contra-ataque, que conseguiu utilizar em duas ocasiões durante o primeiro tempo, mas faltou precisão na área.

Após o intervalo, a equipa da casa voltou a entrar em campo com Canales, que estava ausente por lesão há 35 dias, período durante o qual falhou cinco jogos.

A tensão aumentava, mas o Monterrey fez valer o seu poderoso plantel aos 58 minutos, quando o "Mago" acertou um remate de pé esquerdo que foi bloqueado pelo guarda-redes. O ressalto caiu nos pés de Ocampos, que calmamente deixou a bola para Berterame fazer o 1-0 com um potente remate da entrada da área. Na bancada, Ramos festejou o golo dos seus companheiros com os dois punhos no ar.

Em desvantagem, o Pumas se lançou ao ataque, mas não conseguiu avançar. A situação ficou ainda mais complicada aos 75 minutos, quando o meia Jorge Ruvalcaba foi expulso.

O Monterrey garantiu a classificação aos 89 minutos, quando Deossa iniciou um ataque a partir de seu próprio campo, foi apoiado por Berterame, acompanhou a jogada e recebeu a bola de volta na área, onde driblou um defesa para fazer o 2-0.

América-Pachuca, Cruz Azul-León e Tigres-Necaxa são os outros classificados para as quartas-de-final.