Depois de concluído o Play-in, o último recurso que premeia a mediocridade na Primeira Divisão do futebol mexicano, oito equipas preparam-se para iniciar uma nova edição da fase final da Liga MX, a famosa Liguilla, com três clubes considerados grandes e outros com forte poder financeiro.
As oito equipas que vão animar a grande festa do futebol nacional, por ordem de classificação, são: Toluca, Tigres, Cruz Azul, América, Rayados, Chivas, Tijuana e Juárez; estes dois últimos chegaram através da fase de Play-in, deixando pelo caminho históricos como Pumas e Pachuca.
Os emparelhamentos:
Toluca vs. Juárez
Os Diablos Rojos, atuais campeões do futebol mexicano e líderes da fase regular com destaque para o goleador Paulinho, vão defrontar a equipa da fronteira, que alcança pela primeira vez uma Fase Final na sua curta e renovada história. A formação orientada por Mohamed parte como clara favorita e está motivada para tentar conquistar um sonhado bicampeonato, mas terá pela frente Ricardinho, ex-Santa Clara, e Oscar Estupiñan, antigo jogador do Vitória SC.
Primeira mão: Estádio Olímpico Benito Juárez, quarta-feira, 26 de novembro, às 01:00
Segunda mão: Estádio Nemesio Diez, domingo, 30 de novembro, às 01:05
Tigres vs. Tijuana
A poderosa e habitual favorita equipa de San Nicolás de los Garza terminou em segundo lugar da tabela, apenas um ponto atrás do Toluca. Sempre capaz de se reinventar, o conjunto felino tem sabido responder às críticas sobre o seu plantel experiente com um futebol eficaz e pragmático. Pela frente estará o Xolos, com Sebastián Loco Abreu no banco e Gilberto Mora, a última grande promessa do futebol mexicano, mantendo intactas as aspirações de chegar em forma ao Mundial.
Primeira mão: Estádio Caliente, quinta-feira, 27 de novembro, às 05:00
Segunda mão: Estádio Universitário, domingo, 30 de novembro, às 03:10
Cruz Azul vs. Chivas
Dois clubes históricos, com identidade própria e grande tradição, vão medir forças num confronto que tem gerado enorme expectativa entre adeptos ansiosos por impor-se em qualquer duelo entre grandes. A Máquina, sob o comando de Nicolás Larcamón, espera fazer valer a sua posição na tabela, enquanto o Rebaño Sagrado de Gabriel Milito deseja prolongar a boa sequência e o futebol de alto nível exibido na reta final da fase regular do campeonato.
Primeira mão: Estádio Akron, sexta-feira, 28 de novembro, às 02:07
Segunda mão: Estádio Olímpico Universitário, segunda-feira, 1 de dezembro, às 01:00
América vs. Monterrey
Mais um capítulo de um duelo que tem alimentado uma rivalidade intensa e que promete emoções fortes. As Águilas de André Jardine pretendem continuar a chegar longe, como têm feito nos últimos tempos, para consolidar uma era dourada já marcada por um tricampeonato. Um objetivo que Rayados de Monterrey, agora sob a liderança do catalão Domènec Torrent, tentará travar, na esperança de devolver a alegria aos seus adeptos, que aguardam com entusiasmo a oportunidade de serem anfitriões de parte do Mundial.
Primeira mão: Estádio BBVA, quinta-feira, 27 de novembro, às 03:10
Segunda mão: Estádio Cidade dos Desportos, sábado, 29 de novembro, às 23:00
