México: Com Paulinho e Ricardinho, começa uma nova edição da liguilha

Começa uma nova edição da liguilha do futebol mexicano
Começa uma nova edição da liguilha do futebol mexicanoJOSE LUIS TORALES / NurPhoto / NurPhoto via AFP

A fase final da Liga MX tornou-se o destino desejado por todos os adeptos do país, após uma competição generosa que permite aos 12 primeiros classificados lutar pelo título. Esta semana, arranca mais uma edição da popular liguilha, com oito equipas em busca do tão ambicionado troféu.

Depois de concluído o Play-in, o último recurso que premeia a mediocridade na Primeira Divisão do futebol mexicano, oito equipas preparam-se para iniciar uma nova edição da fase final da Liga MX, a famosa Liguilla, com três clubes considerados grandes e outros com forte poder financeiro.

As oito equipas que vão animar a grande festa do futebol nacional, por ordem de classificação, são: Toluca, Tigres, Cruz Azul, América, Rayados, Chivas, Tijuana e Juárez; estes dois últimos chegaram através da fase de Play-in, deixando pelo caminho históricos como Pumas e Pachuca.

Os emparelhamentos:

Toluca vs. Juárez

Os Diablos Rojos, atuais campeões do futebol mexicano e líderes da fase regular com destaque para o goleador Paulinho, vão defrontar a equipa da fronteira, que alcança pela primeira vez uma Fase Final na sua curta e renovada história. A formação orientada por Mohamed parte como clara favorita e está motivada para tentar conquistar um sonhado bicampeonato, mas terá pela frente Ricardinho, ex-Santa Clara, e Oscar Estupiñan, antigo jogador do Vitória SC.

Primeira mão: Estádio Olímpico Benito Juárez, quarta-feira, 26 de novembro, às 01:00

Segunda mão: Estádio Nemesio Diez, domingo, 30 de novembro, às 01:05

Tigres vs. Tijuana

A poderosa e habitual favorita equipa de San Nicolás de los Garza terminou em segundo lugar da tabela, apenas um ponto atrás do Toluca. Sempre capaz de se reinventar, o conjunto felino tem sabido responder às críticas sobre o seu plantel experiente com um futebol eficaz e pragmático. Pela frente estará o Xolos, com Sebastián Loco Abreu no banco e Gilberto Mora, a última grande promessa do futebol mexicano, mantendo intactas as aspirações de chegar em forma ao Mundial.

Primeira mão: Estádio Caliente, quinta-feira, 27 de novembro, às 05:00

Segunda mão: Estádio Universitário, domingo, 30 de novembro, às 03:10

Cruz Azul vs. Chivas

Dois clubes históricos, com identidade própria e grande tradição, vão medir forças num confronto que tem gerado enorme expectativa entre adeptos ansiosos por impor-se em qualquer duelo entre grandes. A Máquina, sob o comando de Nicolás Larcamón, espera fazer valer a sua posição na tabela, enquanto o Rebaño Sagrado de Gabriel Milito deseja prolongar a boa sequência e o futebol de alto nível exibido na reta final da fase regular do campeonato.

Primeira mão: Estádio Akron, sexta-feira, 28 de novembro, às 02:07 

Segunda mão: Estádio Olímpico Universitário, segunda-feira, 1 de dezembro, às 01:00

América vs. Monterrey

Mais um capítulo de um duelo que tem alimentado uma rivalidade intensa e que promete emoções fortes. As Águilas de André Jardine pretendem continuar a chegar longe, como têm feito nos últimos tempos, para consolidar uma era dourada já marcada por um tricampeonato. Um objetivo que Rayados de Monterrey, agora sob a liderança do catalão Domènec Torrent, tentará travar, na esperança de devolver a alegria aos seus adeptos, que aguardam com entusiasmo a oportunidade de serem anfitriões de parte do Mundial.

Primeira mão: Estádio BBVA, quinta-feira, 27 de novembro, às 03:10

Segunda mão: Estádio Cidade dos Desportos, sábado, 29 de novembro, às 23:00