Mais

México: James Rodríguez a perder gás ao longo do Clausura

James Rodriguez contra o Monterrey
James Rodriguez contra o MonterreyLEOPOLDO SMITH / Getty Images South America / Getty Images via AFP
O colombiano começou em grande estilo em janeiro. No entanto, foi perdendo o ritmo aos poucos.

James Rodríguez viu o primeiro cartão vermelho como jogador do Club León. O colombiano, titular indiscutível e capitão da fiera, foi expulso na derrota da sua equipa contra o Monterrey de Sergio Ramos na Liga MX. O médio criativo está suspenso e não estará disponível para a próxima ronda do Clausura, os quartos de final contra o Cruz Azul de Kevin Mier.

A consistência ainda não é um elemento comum na carreira de James Rodríguez. Desde o bom arranque que teve em janeiro com o León, depois de rescindir contrato com o Rayo Vallecano, o antigo jogador do Real Madrid, Bayern, Everton, entre outros, começou a perder protagonismo e a sentir-se frustrado, envolvendo-se em discussões com árbitros ou em más acções, como quando, há algumas datas, atirou uma bota contra o chão ao receber uma placagem que não foi decretada como infração.

Rodríguez ganhou ritmo no clube (em comparação com outros períodos, como no Rayo, onde pouco ou nada jogou). No entanto, é o reflexo de uma falta de continuidade que se revela nos seus números discretos durante a sua primeira liguilha com o Léon: 16 jogos, dois golos e seis assistências. Os números são, sem dúvida, baixos. Os adeptos começam a exigir mais do jogador de café que, de outro ponto de vista, se mostra infeliz ou irritado durante alguns jogos.

Os números de James Rodríguez
Os números de James RodríguezFlashscore

O León, de facto, só ganhou um dos seus últimos cinco jogos: venceu o Puebla pela margem mínima, perdeu contra o Pumas e o Cruz Azul e o Monterrey e empatou com o Querétaro.

O criativo médio também tem sido alvo de críticas pelo nível de jogo da Colômbia nas últimas partidas de qualificação para o Mundial-2026. Contra o Paraguai, em particular, foi duramente criticado pelo seu trabalho defensivo.

James Rodríguez está no centro dos rumores, sob outra perspetiva. A decisão da FIFA de deixar o León sem participar no Campeonato do Mundo de Clubes abre a porta a uma possível saída do jogador colombiano do clube. O Pachuca (equipa também pertencente ao grupo empresarial que detém o León) poderá adquirir os serviços do antigo jogador do Bayern para o Mundial.