Mais

México: Paulinho fica em branco e Toluca é eliminado pelo América (0-2)

André Jardine, treinador do América
André Jardine, treinador do América HÉCTOR VIVAS / Getty Images South America / Getty Images via AFP

O Toluca, de Renato Paiva e Paulinho, foi derrotado por 0-2 pelo América e está fora da luta pelo título de campeão mexicano, ao ser eliminado nos quartos de final da competição, depois de também ter perdido por 2-0 na primeira mão.

Recorde as incidências da partida

No ambiente que antecedeu o jogo, nas imediações do mítico Nemesio Diez, reinava uma calma tensa no meio de uma tarde invernosa em que o sol pouco faz para acalmar o ar frio.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Mas enquanto o público começava a encontrar calor na comunidade vermelha que lotava as bancadas, no balneário Renato Paiva preparava-se para um dos desafios mais importantes da sua carreira. Na logística do campeonato mexicano, pouco importa que um grande trabalho tenha sido feito durante a temporada regular se o mesmo padrão competitivo não for seguido nos play-offs.

O Toluca terminou essa fase em grande, com Paulinho a ser o melhor marcador da fase regular, mas no play-off a situação mudou bastante de figura, com o América, que eliminou o Tijuana na repescagem e chegou a esta partida depois de vencer em casa por 2-0.

Esforços em vão

No entanto, apesar da desvantagem, o Toluca não desanimou, em parte graças ao abrigo da sua casa, onde marcou pelo menos dois golos na maioria dos jogos da temporada regular. Com isso em mente e abraçados pelo fervor dos adeptos, os da casa entraram em campo confiantes em reverter o resultado agregado.

Mas, além da vantagem de jogar em casa, os Diablos Rojos tinham pela frente um clube que vivia outra era gloriosa na sua história. O América, com um bicampeonato como pilar do seu currículo e dirigido com maestria pela mente brilhante do brasileiro André Jardine, entendeu que o jogo era sobre sofrimento.

Henry Martin protagonista

Depois de um bicampeonato emocionante, Jardine não teve dúvidas em segurar as investidas do Toluca com uma sólida linha de cinco na defesa e com jogadores rápidos no contra-ataque. Quando o autogolo de Ruiz (49') aconteceu depois de um contra-ataque, o brasileiro sorriu e levantou os braços para se dirigir à defesa e dizer que a abordagem continuava a mesma.

E essa demonstração de compreensão do jogo acabou por frutos, como tem acontecido ultimamente, com todas as recompensas que um técnico poderia esperar. Henry Martín, o melhor atacante mexicano do campeonato, entrou em campo e, depois de uma grande jogada individual, fez o 0-2, acabando com as esperanças dos adeptos do Toluca. Nem Paulinho conseguiu evitar a eliminação do Toluca da competição.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore