Menos de um ano depois de ser co-sede do Mundial-2026, o México tem um campeonato com estrelas internacionais que pode se tornar mais atraente nas próximas horas, se as contratações do atacante sérvio Luka Jovic e do guarda-redes costa-riquenho Keylor Navas forem concluídas.
"O futebol mexicano está a crescer pouco a pouco, com uma projeção de talento comparável à das grandes ligas", disse o espanhol Sergio Ramos, capitão do Monterrey e campeão do mundo na África do Sul 2010.
Ramos e o Monterrey, agora sob o comando do técnico espanhol Domenec Torrent, tentarão compensar a eliminação nos quartos de final do Clausura com um elenco poderoso que também inclui o espanhol Sergio Canales.
Já James Rodríguez, que vive no México e joga no León, manterá o ritmo de jogo na tentativa de classificar a Colômbia para o Mundial-2026.
Na sua primeira participação no campeonato mexicano, o astro colombiano demonstrou a sua qualidade com seis assistências e dois golos para chegar aos quartos de final com o La Fiera.
Na janela de transferências de verão, Pumas e Tigres roubaram a cena. O primeiro com a contratação oficial do médio galês Aaron Ramsey, e o segundo com a contratação do atacante argentino Angel Correa.
Na semana que antecedeu o início do torneio, Ramsey, 34 anos, chegou para integrar o meio-campo do Pumas com o número 10 nas costas.
"Falei com jogadores que conhecem a liga mexicana e ela é muito técnica, tem grandes jogadores. Reuni o máximo de informações que pude e estou muito animado", disse o ex-jogador do Arsenal e da Juventus, que assumiu o desafio de tornar o Pumas campeão, algo que não acontece desde 2011.
Já Correa, 30 anos, campeão do mundo com a Argentina no Catar-2022, foi submetido a testes físicos e médicos na quarta-feira para finalizar sua contratação pelo Tigres, que já o recebeu.
O Apertura-2025 terá início nesta sexta-feira, 11 de julho, com três partidas. A fase regular terminará no domingo, 9 de novembro.
Dois dos três play-ins (eliminatórias intermediárias) serão disputados na quarta-feira 19 ou quinta-feira 20 de novembro, e o terceiro no sábado 22 ou domingo 23. A fase de grupos terá início na quarta-feira, 26 de novembro, com os jogos da primeira mão dos quartos de final.
Os dois jogos da final estão marcados para quinta-feira 11 e domingo 14 de dezembro, mas se o Cruz Azul fosse uma das equipas finalistas, devido à sua participação na Intercontinental, a final seria remarcada para quinta-feira 25 e domingo 28.