Mais

Oficial: Gago resolve polémica do Chivas e regressa ao México como treinador do Necaxa

Gago chega ao Necaxa.
Gago chega ao Necaxa.MATÍAS BAGLIETTO / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Após a polémica saída do Chivas Guadalajara, o argentino Fernando Gago concretizou o seu regresso ao futebol mexicano, ao ser anunciado como novo treinador dos Rayos do Necaxa, antes do arranque do Torneio Apertura 2025.

"Quero agradecer-vos por me darem a oportunidade de voltar a treinar uma equipa no México. As negociações foram fáceis", disse Gago durante a sua apresentação.

O regresso de Fernando ao futebol mexicano acontece oito meses depois de ter deixado o Guadalajara para regressar à Argentina e assumir o comando técnico do Boca Juniors.

Em outubro de 2024, após uma vaga de rumores sobre um alegado acordo com o Boca enquanto ainda liderava o Chivas, o jovem treinador optou por sair do futebol mexicano.

Na sua apresentação com os Rayos, o técnico argentino pediu para "esclarecer" a situação, "para que não se volte a falar disso".

"Quando saí do Chivas - quem quiser acreditar em mim, que acredite - recebi a chamada do Boca Juniors na terça-feira e, na quarta, informei o clube de que estava a rescindir contrato, através de uma cláusula que o próprio clube incluiu e que era muito baixa. Essa é a realidade", explicou o treinador.

Gago foi apresentado como treinador do Boca Juniors em meados de outubro, mas acabou por ser demitido no final de abril, após uma campanha aceitável, embora dececionante nos jogos decisivos.

O compromisso de Gago

"É um campeonato muito interessante para poder dar forma ao que pretendo para as minhas equipas", afirmou Gago sobre o seu regresso ao futebol mexicano e ao Estádio Azteca.

Aos 39 anos, o ex-jogador do Real Madrid assume o comando técnico do Necaxa, sucedendo a Nicolás Larcamón, que irá orientar o Cruz Azul.

"Vou tentar criar uma equipa difícil de defrontar, com capacidade para jogar e que saiba sofrer quando os jogos não correm como desejamos", acrescentou.

A nova equipa de Gago, o Necaxa, não conquista o título da liga desde o Torneio Invierno de 1998. "Quero construir uma equipa competitiva e vencedora", afirmou o técnico argentino.

Os Rayos são uma das equipas com a média de idades mais baixa do campeonato mexicano. "Gosto muito do projeto, sinto-me muito confortável, muito confiante. Quero dar força aos jogadores", acrescentou.

Durante a apresentação, José Hanan, diretor desportivo do clube, destacou que o treinador "tem um gene competitivo e um ADN vencedor. Gosta de praticar um futebol vistoso, ofensivo e de posse".

A estreia de Gago no Apertura 2025 está marcada para sábado, 12 de julho, frente ao Toluca, orientado pelo também argentino Antonio Mohamed.