Mais

Oficial: Martín Demichelis demitido do Monterrey

Martín Demichelis demitido do cargo de técnico do Monterrey
Martín Demichelis demitido do cargo de técnico do MonterreyAzael Rodríguez / Getty Images South America / Getty Images
Com uma carreira impecável como jogador de futebol e uma passagem marcante pela formação do Bayern como treinador, Demichelis se tornou um candidato a técnico que almejava grandes conquistas. No entanto, as suas duas experiências à frente de uma equipa deixaram muito a desejar.

Martin Demichelis foi demitido do cargo de técnico doMonterrey depois de perder para o Toluca nos quartos de final do Clausura 2025. O argentino deixou a Sultana del Norte depois de ter conseguido qualificar a equipa para dois jogos do campeonato e até chegar a uma final; objectivos que ficaram aquém das aspirações do clube .

O campeonato caótico que o Rayados viveu foi concretizado quando uma equipa tão poderosa em termos de nomes, orçamento e plantel apenas conseguiu um pobre nono lugar para chegar ao Play-In, a fase anterior aos play-offs em que o 12.º classificado na tabela aspira a entrar na fase final do campeonato.

Apesar de ter perdido com o Pachuca e de ter de disputar mais um jogo contra a reduzida equipa do Pumas, o Monterrey avançou para a fase de Play-In contra o poderoso Toluca de Antonio Mohamed, um treinador com uma capacidade natural para disputar jogos diretos.

O Toluca, que se afirmava como o super-líder do torneio, superou o jogo apático de um Monterrey que não correspondia ao perfil intelectual de Demichelis e a equipa decidiu pôr fim à relação: "Informamos os nossos adeptos e os meios de comunicação social que o clube decidiu terminar a gestão de Martín Demichelis como diretor técnico da equipa principal dos Rayados, a partir deste domingo, 11 de maio de 2025", lê-se nas redes sociais do clube.

Em outubro de 2022, Demichelis estava à vontade a dirigir a segunda equipa do Bayern de Munique e em vias de continuar a sua formação como treinador com os olhos postos na equipa principal do gigante da Baviera. No entanto, esse plano mudou quando o argentino recebeu uma chamada do seu amado River Plate.

Com o objetivo de colocar em prática os seus conhecimentos técnicos e provar que era capaz de substituir Marcelo Gallardo, o maior treinador da história do clube, Demichelis largou tudo para voltar à Argentina.

E se a primeira parte do seu percurso em Núñez podia ser considerada um sucesso, graças à conquista do torneio local, não tardou a vislumbrar-se uma falha que iria deitar por terra o projeto desportivo que o River Plate tinha construído à sua volta.

Uma voz-off quebrada pela imprensa em que falava de deficiências em relação a Enzo Pérez, ídolo, estrela e emblema da equipa, acabou por matar o seu tempo no banco do River Plate, onde a pressão mediática e pública aumentou quando o desempenho desportivo falhou .

No entanto, apesar deste historial, o Rayados confiou no argentino, que todos os relatos sérios e experientes sobre os seus conhecimentos garantem que tem a intelectualidade necessária para dominar os aspectos técnicos e a leitura do que se passa num campo.

No entanto, em Monterrey ficaria claro que Demichelis tem uma séria deficiência no que diz respeito à gestão quotidiana de um grupo de jogadores, com os seus egos, loucuras e aspirações.

Tal como no River Plate, o argentino não tardaria a ser confrontado com uma situação interna que acabaria com o prestígio que a direção do Monterrey tinha visto nele: tal como no clube milionário, Demichelis enfrentaria um emblema de peso no balneário e as consequências acabariam por pesar no relvado.

Há muitas versões sobre o que se passou com um corte sofrido por Sergio Canales no final do treino. Mas todas, entre alguns outros pormenores diferentes, falam de uma reação furiosa do espanhol que o fez pontapear uma porta que viria a provocar um corte que o deixou fora de campo. Esse desconforto teria sido provocado por uma discussão com Demichelis.

E apesar de o argentino ter tentado minimizar o sucedido, desde esse episódio que causou alvoroço na cidade, nada voltaria a ser como dantes. O facto de o Monterrey precisar do Play-In para entrar na liguilha reforçou ainda mais a ideia de que o fim da relação entre as duas partes estava próximo.

"Reconhecemos o inestimável apoio dos nossos adeptos e anunciaremos oportunamente quem será o responsável pela Direção Técnica, tendo em vista os próximos desafios desportivos do Rayados", afirmou o Rayados, que agora ambiciona encontrar um treinador com quem possa fazer uma participação mais do que digna no próximo Mundial de Clubes.