As conversações sobre a expansão da promoção para além de dois lugares estavam a progredir, mas entretanto estagnaram devido às disputas de financiamento entre a EFL e a Premier League. Segundo a BBC Sport, o diretor-geral da National League, Mark Ives, receia que a questão possa demorar até quatro anos a ser resolvida, o que considera inaceitável.
"O regulador será criado por lei este ano, tenho quase a certeza disso", disse Ives: "Mas quando estiver criado, a funcionar, o pessoal formado e todos os elementos do projeto de lei estiverem em vigor e, potencialmente, o litígio entre a Premier League e a EFL tiver sido resolvido com uma solução de apoio, isso poderá demorar três anos. Depois temos a discussão sobre a situação dos três primeiros, que irá atrasar mais um ano. Poderão ser quatro épocas. Temos uma pirâmide que é invejada por países de todo o mundo, porque se pode ir do fundo ao topo, puramente por mérito desportivo. Mas há um bloqueio no salto entre a National League e a EFL. Dois para cima, dois para baixo é simplesmente injusto. Penso que a grande maioria dos adeptos, olhando objetivamente para a situação, veria a injustiça. Queremos um sistema mais justo".
Quinto escalão do futebol inglês, a National League é o primeiro a ficar fora da alçada da EFL, organismo que rege o futebol profissional de Inglaterra (com exceção da Premier League. Além dos 24 clubes que participam no quinto escalão, existe mais 48 que estão na National League South e National League North, num total de 72, e todos defendem um maior acesso.
Neste momento, apenas o primeiro classificado da National League garante o acesso à League Two, quarto escalão e primeiro profissional. A segunda vaga é decidida num play-off disputado entre o segundo e o sétimo classificado. Na temporada passada, o Bromley, terceiro classificado, conseguiu bater o Barnet (segundo que tinha feito mais cinco pontos na fase regular) nos play-offs e garantir a subida.