Mais

A muralha açoriana de Vasco Matos: Santa Clara tem a melhor defesa da Europa

Vasco Matos, treinador do Santa Clara
Vasco Matos, treinador do Santa ClaraCD Santa Clara
Oito jogos, quatro vitórias, quatro empates, ainda nenhuma derrota e, mais impressionante, apenas um golo sofrido. É este o registo atual do Santa Clara sob o comando de Vasco Matos, treinador de 42 anos que assumiu o comando técnico dos açorianos depois de ter sido adjunto de Filipe Martins no Casa Pia.

Olhando a todas as equipas dos campeonatos profissionais em Portugal, e alargando o leque comparativo aos cinco principais países (Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra) do futebol europeu, o Santa Clara é mesmo a defesa menos batida da Europa, lado a lado com o Brescia, de Itália, que milita igualmente no segundo escalão, a Serie B. Curiosamente, a terceira melhor defesa é igualmente de um escalão secundário, no caso o francês, na posse do Grenoble, que tem dois golos sofridos.

O pódio das melhores defesas nos principais campeonatos europeus
O pódio das melhores defesas nos principais campeonatos europeusFlashscore

Na Liga 2, o Santa Clara segue, à entrada para a 7.ª jornada, onde vai defrontar esta sexta-feira o Académico Viseu, nos Açores, a partir das 19:00, com três vitórias e três empates em seis rondas, onde marcou sete golos e sofreu apenas um, precisamente na última ronda, diante da UD Oliveirense, da autoria de Anthony Carter.

Já na Taça da Liga o emblema açoriano entrou com um empate, a zero, diante do Tondela, enquanto na Taça de Portugal venceu, na 2.ª eliminatória, o Ribeirão por 3-0.

Os últimos jogos do Santa Clara
Os últimos jogos do Santa ClaraFlashscore

Analisadas então 12 ligas europeias, a muralha açoriana de Vasco Matos mantém-se no topo das defesas menos batidas, com nova prova, esta sexta-feira, na receção ao Académico.

A posição do Santa Clara na tabela da Liga 2
A posição do Santa Clara na tabela da Liga 2Flashscore

Siga o Santa Clara-Académico Viseu no Flashscore