Olhando a todas as equipas dos campeonatos profissionais em Portugal, e alargando o leque comparativo aos cinco principais países (Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra) do futebol europeu, o Santa Clara é mesmo a defesa menos batida da Europa, lado a lado com o Brescia, de Itália, que milita igualmente no segundo escalão, a Serie B. Curiosamente, a terceira melhor defesa é igualmente de um escalão secundário, no caso o francês, na posse do Grenoble, que tem dois golos sofridos.

Na Liga 2, o Santa Clara segue, à entrada para a 7.ª jornada, onde vai defrontar esta sexta-feira o Académico Viseu, nos Açores, a partir das 19:00, com três vitórias e três empates em seis rondas, onde marcou sete golos e sofreu apenas um, precisamente na última ronda, diante da UD Oliveirense, da autoria de Anthony Carter.
Já na Taça da Liga o emblema açoriano entrou com um empate, a zero, diante do Tondela, enquanto na Taça de Portugal venceu, na 2.ª eliminatória, o Ribeirão por 3-0.

Analisadas então 12 ligas europeias, a muralha açoriana de Vasco Matos mantém-se no topo das defesas menos batidas, com nova prova, esta sexta-feira, na receção ao Académico.
