Acompanhe as incidências da partida
Tal como nas derradeiras quatro temporadas, que proporcionaram outros tantos êxitos dos representantes da Liga 2, a 18.ª e última vaga da próxima edição do escalão principal vai ser conhecida com recurso a uma eliminatória a duas mãos, que arranca no sábado, pelas 19:45, na Vila das Aves, com o segundo jogo em 01 de junho, à mesma hora, em Vizela.
O AFS subiu pela primeira vez na época passada, depois de ultrapassar no play-off o Portimonense, para se estrear no escalão máximo do futebol português. Uma época depois enfrenta idêntico cenário, mas desta vez luta pela manutenção em vez da promoção.
Do outro lado vai estar o Vizela, que em 2023/24 foi despromovido à Liga 2 depois de terminar no 17.º e penúltimo posto, mas um ano depois pode estar de regresso, após ter terminado a Liga 2 na terceira posição.

Os vizelenses partem com a história recente do seu lado, depois de nas últimas quatro épocas ter sido sempre a equipa da Liga 2 a vencer o play-off, enquanto o AFS sabe o que é jogar este momento decisivo e vai procurar sair vencedor como fez na temporada transata.
O AFS foi buscar o treinador José Mota para as duas últimas jornadas da Liga e esteve envolvido até ao último jogo na luta pela manutenção com Farense e Boavista, que desceram de forma direta, e Estrela da Amadora, que assegurou a manutenção.
Ainda assim, o clube sediado na Vila das Aves terminou em 16.º e tem agora uma última oportunidade para assegurar a manutenção, frente a um Vizela que lutou pela subida com Tondela e Alverca também até ao último jogo.

Os adversários acabaram por conseguir a subida direta e o Vizela, orientado por Fábio Pereira, teve de se contentar com a disputa do play-off.
Os dois próximos fins de semana vão também decidir a última equipa que vai disputar a Liga 2, com o Paços de Ferreira, 16.º classificado neste escalão, a enfrentar o Belenenses, terceiro da fase final da Liga 3, na luta pela vaga.
O primeiro jogo decorre no sábado, no Estádio do Restelo, em Lisboa, pelas 19:00, enquanto a segunda mão está agendada para 01 de junho, pelas 17:00, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.