Mais

Ao estilo de Bayern e PSG: Tondela passou a ser caso único nos campeonatos em Portugal

Jogadores do Tondela celebram golo de Costinha em Vizela
Jogadores do Tondela celebram golo de Costinha em VizelaCD Tondela, Flashscore
O empate em Vizela (1-1) não deu mais do que um ponto para o líder Tondela, mas permitiu aos beirões continuarem imbatíveis na Liga 2. Em Portugal, este registo da equipa liderada por Luís Pinto é caso único nos campeonatos nacionais. Na Europa, apenas Bayern Munique (Alemanha), Juventus (Itália) e Paris SG (França) estão invictos nas duas primeiras divisões de cada país das seis principais ligas europeias.

Acompanhe o Tondela no Flashscore

O mês de novembro começou com a sexta vitória consecutiva do Tondela no campeonato, um registo que não se via para os lados da Beira Alta desde 2014/15, época de boa memória para os auriverdes, uma vez que terminaram a celebrar a primeira e única subida ao principal escalão do futebol nacional até à data - recorde aqui a análise do Flashscore.

Trinta dias, dois empates e uma vitória depois, a equipa de Luís Pinto, treinador que vive o primeiro desafio nas ligas profissionais, continua invicta no campeonato, estatuto que partilhava até ao último fim de semana com Leça (Campeonato de Portugal) e SC Braga B (Liga 3) nas quatro divisões nacionais em Portugal.

Única derrota do Tondela aconteceu na Taça de Portugal
Única derrota do Tondela aconteceu na Taça de PortugalFlashscore

No entanto, o desaire do Leça na receção ao Salgueiros (0-2) e a derrota da equipa B do SC Braga na visita à Póvoa de Varzim (1-0) deixaram o Tondela como única equipa invicta no masculino em 2024/25.

"É um bom sintoma, mas é um sintoma que temos de utilizar como força e alento para trabalhar, para estarmos mais fortes e capazes de lutar pelos três pontos. Queremos manter esse registo, mas, sendo muito sincero, não pode ser o nosso foco diário. No entanto, se quisermos ter capacidade para lutar pelos três pontos em todos os jogos, temos de demonstrar mais do que o que mostramos na fase final deste jogo (contra o Vizela, 1-1)", defendeu o treinador Luís Pinto, em conferência de imprensa pós-jogo.

"Não conseguimos os três pontos, mas, quando isso não acontece, mantemos a invencibilidade, que é o que queremos, e continuamos a somar pontos", destacou o médio Costinha, em declarações na entrevista rápida à SportTV.

São sete vitórias e seis empates nas 13 primeiras jornadas da Liga 2, que permitem ao Tondela seguir na liderança do campeonato, com mais dois pontos do que o segundo Penafiel e quatro para os terceiros Chaves e Benfica B. Recorde-se que o recorde de invencibilidade no arranque da Liga 2 neste século pertence ao Santa Clara: os açorianos sofreram a primeira derrota apenas à 16.ª jornada de 2023/24

De forma rigorosa, importa sublinhar que este destaque é apenas feito no futebol jogado por homens. No feminino, Benfica e SC Braga (Liga Feminina), Gil Vicente e Amora (segunda liga) e Merelinense, Varzim, GD Aldeia Nova, Moreirense, FC Porto B, Valadares Gaia B, JuveForce e Feirense (terceira liga) seguem sem derrotas na presente temporada.

Bayern Munique lidera Bundesliga
Bayern Munique lidera BundesligaFlashscore

Bayern Munique, Juventus e Paris SG também invictos

Se retirarmos o foco de Portugal e o apontarmos para a Europa, olhando apenas para as duas primeiras divisões dos cinco países mais cotados no ranking da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), existem apenas três clubes na mesma situação do Tondela. Ou seja, sem derrotas.

O Bayern Munique, da Bundesliga, o Paris SG, da Ligue 1, e a Juventus, da Serie A, continuam invictos nos respetivos campeonatos. Os bávaros contabilizam 10 vitórias e três empates (13 jornadas), os parisienses seguem com 10 vitórias e quatro empates (14 jornadas) e a vecchia signora soma seis vitórias e nove empates (15 jornadas).