Mais

Balanço da Liga: Boavista com amarras antigas regressa à Liga 2 17 anos depois

Adeptos do Boavista no último jogo dos axadrezados
Adeptos do Boavista no último jogo dos axadrezadosPAULO NOVAIS/LUSA
O Boavista está de volta à Liga 2 de futebol 17 anos depois, após falhar a 11.ª permanência seguida no escalão principal, ao qual tinha regressado administrativamente em 2014/15, mostrando-se atado às amarras de épocas anteriores.

Uma derrota na casa do Arouca (4-1) confirmou a despromoção do clube portuense, que não dependia apenas de si próprio à partida para a 34.ª e decisiva jornada e terminou no 18.º e derradeiro lugar, com 24 pontos, a três do play-off e a cinco da manutenção direta.

Afetadas por problemas financeiros, estruturais e de competitividade, as panteras ainda tiveram cinco pontos nos cinco jogos iniciais, mas foram definhando e entraram em zona de descida no fim da primeira volta, só saindo de lá após a 32.ª ronda, quando venceram com reviravolta no terreno do AFS (2-1) e ocuparam por uma semana a vaga de play-off.

Boavista terminou na última posição
Boavista terminou na última posiçãoFlashscore

O Boavista fez 12 pontos em cada metade do campeonato, mas experienciou mudanças significativas desde fevereiro, quando, já depois do fecho do mercado de janeiro, liquidou dívidas e foi autorizado a registar novos atletas ao fim de cinco janelas de transferências.

Enquanto 10 reforços chegavam sem ritmo competitivo a um plantel descrente, repleto de jovens e com setores desequilibrados, o treinador angolano Lito Vidigal voltava ao Bessa cinco anos depois para substituir o italiano Cristiano Bacci, que se demitiu à 20.ª jornada.

À exceção do fim da pior série de resultados na receção vitoriosa ao Santa Clara (1-0, na 24.ª ronda), que quebrou oito derrotas e quase um ano sem triunfos caseiros, o Boavista perdeu cinco dos seis encontros com Lito e voltou a trocar de técnico em abril, apostando nos cinco jogos finais no anglo-escocês Stuart Baxter, de 71 anos e inativo há 17 meses.

A forma recente do Boavista
A forma recente do BoavistaFlashscore

As panteras somaram seis pontos em 15 possíveis e saíram por cima no confronto com os opositores diretos, cenário incapaz de evitar a descida na primeira época completa da presidência do antigo futebolista senegalês Fary Faye e na quinta desde que o investidor hispano-luxemburguês Gérard Lopez atingiu uma posição maioritária na SAD portuense.

Longe da pujança das quatro décadas anteriores, abrilhantadas pelo título em 2000/01, o Boavista está de regresso à Liga 2, na qual alinhou pela única vez em 2008/09, volvida a queda administrativa da elite em maio de 2008, por alegada coação sobre as equipas de arbitragem, no âmbito do Apito Final, um processo judicial que derivou do Apito Dourado.