Mais

Chaves adia apresentação do relatório de contas por falta de certificação

Nova Assembleia Geral marcada para 14 de março
Nova Assembleia Geral marcada para 14 de marçoGD Chaves

O Desportivo de Chaves adiou esta quinta-feira a apresentação, discussão e votação do relatório de atividades e contas da direção do clube relativo à temporada 2023/2024, tendo agendado nova assembleia geral ordinária de sócios para 14 de março.

O adiamento deveu-se a um atraso no processo de certificação obrigatória do documento por parte do revisor oficial de contas do clube da Liga 2.

O relatório tem de ser revisto, obrigatoriamente, por um revisor oficial de contas e nós não queremos trazer (à assembleia) um relatório sem as contas estarem certificadas. Precisamos de mais algum tempo para que o (revisor) proceda a essa (revisão), que é obrigatória, da qual precisamos para apresentar o documento completo”, explicou Bruno Carvalho, presidente da direção do clube.

Questionado pela agência Lusa, o responsável adiantou ter sido este o motivo do atraso na marcação da assembleia ordinária de sócios que, de acordo com os estatutos do clube transmontano, deve decorrer no terceiro trimestre de cada ano para “apresentação, discussão e votação do relatório e contas da direção e parecer do conselho fiscal”.

Há uma mudança, não só internamente, em termos de procedimentos contabilísticos, mas também da pessoa que faz a revisão das contas e que, naturalmente, quererá inteirar-se daquilo que foi feito durante os últimos 14 anos”, acrescentou Bruno Carvalho.

Apesar de não ter disponível o relatório de contas da época 2023/2024, a direção flaviense decidiu manter a assembleia ordinária, tendo os cerca de 40 associados presentes concordado com o adiamento da mesma para 14 de março.

Como tudo tem de passar pelos sócios e ser comunicado aos sócios, quisemos que eles se pronunciassem. Obtendo esse parecer favorável, (na próxima semana) daremos continuidade ao ponto dois da ordem de trabalhos”, concluiu o responsável.

Segundo o relatório de atividades e contas relativo à temporada 2022/2023, apresentado e aprovado por maioria na assembleia geral ordinária de sócios realizada em 10 de janeiro de 2024, o passivo do emblema transmontano aumentara cerca de 80 mil euros face à temporada anterior, fixando-se nos 1,321 milhões de euros.

O clube flaviense apresentou, porém, um resultado positivo de 78.226 euros.

A 10 jogos do final da temporada, o Desportivo de Chaves segue na quinta posição da II Liga, com 38 pontos, menos dois do que o Penafiel, terceiro classificado, que segue em lugar de play-off de subida.