Escolhas do editor: Dois testes de fogo e um dérbi que pode ser decisivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escolhas do editor: Dois testes de fogo e um dérbi que pode ser decisivo

Madeira vai ser palco de um dérbi
Madeira vai ser palco de um dérbiFlashscore, CS Marítimo
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

FC Porto – Moreirense

As nuvens de crise parecem estar a dissipar-se no Dragão. Após o empate no dérbi da Invicta com o Boavista, a equipa de Sérgio Conceição conseguiu duas importantes vitórias diante do Estoril (Taça de Portugal) e SC Braga (Liga), onde ficou à vista uma mudança do sistema tática, com o habitual 4x4x2 a dar lugar a um 4x3x3.

O duelo com o Moreirense vai ser mais um teste importante às novas dinâmicas do FC Porto que procura viver sem Mehdi Taremi e com o enquadramento de Pepê, Galeno e Francisco Conceição na mesma equipa. Além disso, Sérgio Conceição sabe que é importante não perder mais pontos na segunda volta. Uma nova vitória (cuja cereja no topo do bolo seria não sofrer golos novamente) seria o confirmar que a nova dinâmica está mesmo a funcionar e permite ao FC Porto manter afastadas as nuvens de crise, numa altura em que o clube embala para uma altura conturbada fora de campo com um processo eleitoral que se adivinha intenso.

Os últimos encontros entre as duas equipas
Os últimos encontros entre as duas equipasFlashscore

O Moreirense é a equipa sensação desta Liga. Campeão do segundo escalão, a equipa de Rui Borges (em estreia na principal divisão) ocupa o sexto lugar e, como Sérgio Conceição fez questão de apontar na antevisão, não vive dos méritos de jogar no sempre complicado Comendador Joaquim de Almeida Freitas, mas é mesmo a quinta equipa com melhor registo fora de casa (só perdeu em Alvalade).

A visita ao Dragão, onde nunca conseguiu pontuar (13 derrotas) será um teste de fogo à equipa de Moreira de Cónegos que vai procurar manter o bom momento sem uma das figuras da temporada: o goleador André Luís.

Prognóstico: FC Porto vence e não sofre golos.

Marítimo – Nacional

Quatro anos depois, o Estádio dos Barreiros vai voltar a acolher um dérbi da Madeira, o primeiro na segunda divisão desde 1985. Ainda a lidar com a inesperada queda para a Liga 2, o Marítimo tem aqui uma oportunidade de recuperar as boas sensações e terminar com uma seca de quatro jogos consecutivos sem vencer (três empates e uma derrota) que ditaram a eliminação da Taça de Portugal.

Mais importante que os direitos de se gabar com o clube de topo da Madeira, os Leões do Almirante Reis também sabem que os três pontos estão essenciais para manter vivas as aspirações de voltar ao primeiro escalão. Com uma volta disputada, a equipa de Fábio Pereira está no quarto lugar e já vê os lugares de subida a seis pontos.

O topo da Liga 2
O topo da Liga 2Flashscore

Mas pela frente vai ter um Nacional a atravessar a melhor fase dos últimos anos. Sob o leme de Tiago Margarido, a equipa alvinegra ocupa o segundo lugar, a dois pontos do líder Santa Clara e está legitimado como um candidato à subida de divisão depois de uma época em que andou a lutar para não cair para a Liga 3.

Os últimos encontros entre as duas equipas
Os últimos encontros entre as duas equipasFlashscore

Desde 2012 que o Nacional não ganha nos Barreiros (é uma de duas vitórias que conseguiu nas 25 partidas já realizadas), mas também é verdade que nos últimos 10 encontros em casa do rival só perdeu três e não marcou em quatro. Após ter perdido o duelo da primeira jornada em casa, decerto que a equipa alvinegra se vai querer vingar e desferir um golpe muito pesado ao principal rival na luta pela subida de divisão.

Prognóstico: Nacional vence.

RB Leipzig - Bayer Leverkusen

Depois da vitória in extremis na semana passada, o Bayer Leverkusen tem um novo teste complicado. A equipa de Xabi Alonso visita o RB Leipzig, quarto classificado e um dos conjuntos de topo da Bundesliga.

Um duelo do início da segunda volta da Bundesliga que pode dar o tom para as restantes partidas. Única equipa invicta em todas as competições no futebol europeu, o Bayer Leverkusen sabe que só a vitória permite manter a liderança isolada do campeonato com uma distância confortável e o sonho de um inédito título antes de uma semana em que o Bayern Munique, eterno dominador germânico e segundo classificado, a quatro pontos, vai cumprir o jogo que tem em atraso.

O topo da Bundesliga
O topo da BundesligaFlashscore

Sem figuras que marcaram a primeira metade da época (Tapsoba e Boniface à cabeça), o Leverkusen visita um terreno onde só venceu em duas ocasiões (quatro derrotas e um empate) e so marcou em três ocasiões, naquele que será um dos testes mais exigentes à liderança dos farmacêuticos.

No lado saxão, Marco Rose quer aproveitar e fazer uma afirmação depois de duas partidas consecutivas sem vencer (empate e derrota). Com o Dortmund a três pontos, os touros vermelhos sabem que qualquer deslize pode significar a queda da zona da Liga dos Campeões.

Prognóstico: Bayer Leverkusen vence e ambas marcam.

A escolha de Bruno Henriques
A escolha de Bruno HenriquesFlashscore