Mais

João Gião (Sporting B) antevê receção à União de Leiria: “É um sério candidato a subir de divisão”

João Gião, treinador do Sporting B
João Gião, treinador do Sporting BSporting CP

O Sporting B volta a entrar em campo este domingo, dia 17 de Agosto, para disputar a 2.ª jornada da Liga 2. Após a vitória na ronda inaugural, no terreno do Torreense, os jovens leões de João Gião estreiam-se agora em casa, frente à União de Leiria.

O pontapé de saída no Estádio Aurélio Pereira, palco que não recebe uma partida deste escalão desde 2017/2018, está marcado para as 11:00 deste domingo. Com o encontro já no horizonte, o técnico verde e branco falou aos meios de comunicação do clube, onde abordou a entrada vitoriosa no campeonato em Torres Vedras e a estreia de Rayan Lucas com a camisola leonina.

De modo geral, acho que, como toda a equipa, fez um jogo competente naquilo que lhe pediram. É um jogador que vem de uma realidade completamente diferente, de um campeonato com um estilo de jogo distinto do nosso e que está em fase de adaptação. Estou satisfeito com o empenho dele e acredito que vai estar ainda mais competente daqui a dez jornadas”, referiu João Gião.

Analisando de forma mais global a primeira ronda da competição, em que apenas uma equipa venceu por mais do que um golo de diferença, o treinador destacou o equilíbrio da Liga 2.

Esperamos de todos os jogos um grau de dificuldade grande e ter esse desafio semana após semana também é ótimo para as equipas, para todos os jogadores e técnicos. Nunca ninguém pode relaxar e isto diz muito do que é a Segunda Liga”, disse, sublinhando que adversário desta semana “é das melhores equipas deste campeonato e um sério candidato a subir de divisão”.

A União de Leiria chega a Alcochete totalmente renovada e o técnico leonino apontou o crescimento do emblema da cidade do Lis.

“Tem um treinador que o ano passado fez um excelente trabalho nesta Liga, com muito mérito, no Vizela, e tem um plantel que já era forte o ano passado e que se reforçou com jogadores que entraram quase todos directamente para o onze inicial. Ou seja, que vieram acrescentar valor”, observou.

É uma equipa individual e coletivamente muito forte, que nos vai obrigar a uma superação muito grande para obter um bom resultado. Tem um um jogo ofensivo muito agressivo, mete muita gente no último terço, o que exige de nós uma competência e uma organização defensiva ainda superior àquela que temos apresentado. Depois, ofensivamente, temos de conseguir impor o nosso jogo e criar-lhes, também, dificuldades. Estou muito confiante que podemos fazer um bom jogo”, acrescentou João Gião.

Um encontro inédito neste patamar competitivo e que pede, também por isso, bancadas cheias no Estádio Aurélio Pereira.

Quero apelar aos nossos adeptos para que possam comparecer e ajudar-nos. É a nossa estreia na Segunda Liga em casa e, nesse sentido, acho que poderão ser muito importantes também neste desafio”, apelou, aproveitando ainda para deixar uma palavra de reconhecimento a Afonso Moreira e Henrique Arreiol, recentemente transferidos para o Lyon e o Légia Varsóvia.

Foram extremamente importantes para nós na nossa caminhada o ano passado, no sucesso colectivo que obtivemos. Encontraram outro espaço para continuar a crescer e a desenvolver-se e só lhes desejo o melhor. Eles sabem os dois disso, que vou estar a acompanhar de fora, sempre a torcer por ambos. Além de dois jogadores a quem reconheço muito potencial e muita qualidade, são dois óptimos seres humanos, que nos deram muito e que me deram muito a mim, particularmente”, elogiou.

"Não haverá jogos fáceis"

Também David Moreira fez a antevisão ao encontro frente aos leirienses, lembrando a importância do triunfo inaugural.

Foi uma vitória muito importante, num campo muito difícil com uma equipa que o ano passado esteve muito bem. Foi até à última, mas deu para o nosso lado porque estivemos unidos até ao fim”, recordou o lateral, que reforçou também a exigência da prova.

Esta é uma Liga muito competitiva. Não haverá jogos fáceis. É um nível acima do que tivemos o ano passado e esperamos jogos muito competitivos, por isso temos de estar no nosso melhor e dar o máximo todos os dias”, assinalou.

Sobre a União de Leiria, adversário que cumpre já a terceira temporada consecutiva na Liga 2, David Moreira deixou garantia de determinação. “Esperamos o que vamos esperar em todos os jogos: uma equipa muito competitiva. Só temos de estar preocupados connosco, dar o máximo todos os jogos e acredito que vamos ser felizes”, afirmou.

Para isso, garante, será necessário “correr mais do que os outros, esforçarmo-nos mais do que os outros, estar sempre ainda mais unidos do que no jogo anterior”. Fundamental será também o apoio dos sportinguistas. Por isso, a fechar, o jogador apelou à presença dos adeptos em Alcochete para apoiar os jovens leões: “Vai ser um momento especial. O ano passado conseguimos algo histórico, voltar à Segunda Liga, e jogando em casa, peço aos adeptos que venham apoiar-nos, não apenas pelo que fizemos o ano passado mas porque este vai ser um ano muito bonito”.

Siga o Sporting B - União de Leiria no Flashscore