Alverca 5-0 Marítimo

Com a hora alterada devido a constrangimentos na viagem do conjunto madeirense para Lisboa, Alverca e Marítimo fecharam o domingo de Liga 2 com um duelo no Ribatejo, em que ficou confirmado o bom momento de forma dos anfitriões.
De entre as equipas que ocupam os seis primeiros lugares, o Alverca é a que tem apresentado resultados mais constantes e este domingo conseguiu a quarta vitória em cinco jornadas, sendo que desde novembro de 2024 perdeu apenas dois jogos na prova (oito vitórias e dois empates).
Frente a um Marítimo em teoria mais forte, a equipa de Vasco Botelho da Costa entrou a todo o gás, com Wilson Eduardo a bisar (6’ e 20’, o último de penálti). Diogo Martins pensou ter feito o terceiro aos 26’, mas foi apanhado em posição irregular. Coube sim a Andrezinho (34’) enviar o Alverca para o intervalo a vencer 3-0.
Quando Brenner (52’) marcou o quarto golo, o jogo parecia resolvido e era uma questão de perceber quantos golos iam surgir mais. A resposta? Um, de Alysson (60’) que fechou a contagem.
O Alverca subiu ao segundo lugar com 38 pontos, a dois do líder Tondela e com mais um que o Penafiel, agora em zona de play-off de subida. Já o Marítimo está na 14.ª posição, com 25 pontos, mais quatro que o FC Porto B, que ocupa o lugar de play-off de manutenção.

FC Porto B 3-2 Penafiel

Separados por 19 pontos na tabela classificativa, FC Porto B e Penafiel defrontaram-se na 22.ª jornada da Liga 2. E a lógica da classificação acabou por ser contrariada pelo momento de forma de ambas as equipas.
Em fase de recuperação após um final de temporada menos conseguido, o FC Porto queria aproveitar o deslize do Felgueiras para recuperar pontos em relação à segurança e acabou por se apoiar no suspeito do costume: Leonardo Vonic. Contratado no mercado de inverno, o avançado marcou o quarto golo em quatro jogos, abriu caminho ao triunfo azul e branco.
Felipe Silva (52’) e Gonçalo Sousa (54’) carimbaram o triunfo no espaço de dois minutos, num dia emotivo para o FC Porto B, já que se seguiu à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O bis de Gabriel Barbosa (69' e 90+8') ainda reduziu para o Penafiel, mas foi a única reação dos durienses.
O FC Porto B está agora no 16.º posto, com 21 pontos, a quatro do Felgueiras, a primeira em zona segura da tabela. Já o Penafiel está no segundo lugar com 37 pontos, mais dois que Benfica B, Alverca e Chaves.

Portimonense 1-2 Torreense

O primeiro grande motivo deste jogo foi a inesperada homenagem do Portimonense a Jorge Nuno Pinto da Costa. A equipa algarvia entrou em campo com o nome do falecido presidente do FC Porto nas costas.

Num primeiro tempo dividido, até foi o Portimonense que teve as melhores oportunidades. Tamble Monteiro viu o guarda-redes adversário defender um primeiro momento e depois colocou a bola a jeito de Ruan, que desperdiçou.
A etapa complementar confirmou que era a equipa da casa mais próxima da baliza adversária, mas o Torreense foi mais eficaz. Após um erro do Portimonense, Manuel Pozo (81’) apanhou a bola a jeito e bateu Vinícius Silvestre para encaminhar um trirunfo, que foi selado por Ethyan González (90+3’). João Neto ainda reduziu para os algarvios, aos 90+10', mas já era tarde.
Contas feitas, o Torreense colou-se ao Benfica B, ambos com 35 pontos, o que significa que está agora em zona de play-off de subida. Já o Portimonense encontra-se na 12.ª posição, com 26 pontos.

Oliveirense 3-2 Benfica B

O domingo de Liga 2 arrancou com um duelo de opostos. Última classificada à entrada para 22.ª jornada, a Oliveirense conseguiu desafiar a lógica perante um Benfica B que ocupa o último lugar do pódio.
O primeiro tempo começou com atraso devido a um problema na marcação do campo, não é novidade em Oliveira de Azeméis, mas compensou em emoção. Cara conhecida dos encarnados, Jevsenak (28’) abriu o ativo numa jogada de insistência. A resposta do Benfica B não se fez esperar, com Gustavo Varela a converter um penálti (36’) e a assistir Luan Farias (38’) para deixar os encarnados no comando… por um minuto, já que uma bomba de Luís Bastos (39’) deixou tudo empatado ao intervalo.
No segundo tempo, a polémica acabou por prevalecer. Mauro Caballero (57’) garantiu os três pontos de penáltis, num penálti assinalado por mão na bola, mas a Oliveirense teve que sofrer. A expulsão de Mauro Junior (85’) por pisar José Melro, e os 12 minutos de tempo adicional permitiram ao Benfica um último cerco, sem sucesso.
Contas feitas, a Oliveirense deixou o último lugar e conta agora com 18 pontos, os mesmos do FC Porto, 16.º, em zona de play-off, e mais um que o Mafra. O Benfica B está no terceiro lugar, com 35.

Vizela 0-0 Leixões

Numa manhã chuvosa em Vizela, duas equipas com ambição de subir, mas que não foram além de um nulo. Os homens da casa atravessam um bom momento (cinco vitórias e dois empates) e impuseram-se desde cedo no jogo, mas não conseguiram ultrapassar Dani Figueira.
O guarda-redes leixonense foi a grande figura da partida, ao evitar em várias ocasiões o golo do Vizela e segurando um ponto importante para os homens de José Mota.
Contas feitas, o Vizela soma 32 pontos e está no sétimo lugar. Já o Leixões ocupa o 11.º posto, com 26 pontos.
