Chaves 2-0 Portimonense

Até há bem pouco tempo dois clubes primodivisionários, Chaves e Portimonense defrontaram-se na 29.ª jornada da Liga 2, com um panorama bastante distinto. Os flavienses obrigados a ganhar para ainda sonharem com a subida, enquanto os algarvios lutam por evitar a despromoção.
Isso ajuda a explicar o início de jogo dividido, em que Tamble Monteiro viu Vozinha negar-lhe o primeiro golo do Portimonense, e Rúben Pina desperdiçou um penálti (acertou na trave) a acabar a primeira parte, depois de um lance imprudente de Grolli com Bruno Rodrigues. De resto, o central flaviense tinha obrigado Vinícius Silvestre a uma grande defesa momentos antes.
O triunfo acabou por ser carimbado no segundo tempo, quando Tiago Reis (50’) recebeu à entrada da área e atirou colocado, sem hipótese para o guarda-redes adversário. A terminar, o avançado brasileiro assistiu Rúben Pina (90+2’) que se redimiu do falhanço no primeiro tempo e fechou as contas.
O Chaves chega assim ao quarto lugar, com 47 pontos, os mesmos do Alverca, terceiro classificado e a três do Vizela (as duas equipas que se defrontam este domingo). Já o Portimonense está no 14.º lugar com 30 pontos, mais dois que o FC Porto B, primeira equipa em zona de play-off.

Paços Ferreira 0-1 Tondela

Duelo de oposto nesta 29.ª jornada da Liga 2. O líder Tondela e principal candidato a subir de divisão visitou o Paços Ferreira que luta por evitar a queda para o terceiro escalão. E a lei do mais forte acabou por imperar.
O Tondela dominou o primeiro tempo e só não marcou porque Miro não esteve feliz na hora de finalizar após cruzamento de Maviran, com Jeimes a defender num primeiro momento e depois a acertar no poste num segundo.
Contudo, o avançado acabou mesmo por ser feliz no segundo tempo, numa altura em que até eram os castores a tomar conta da partida e a obrigar Bernardo Fontes a brilhar. Aos 73’, Tiago Manso combinou com Hélder Tavares na direita e Miro finalizou ao segundo poste para garantir os três pontos.
Contas feitas, o Tondela lidera com 57 pontos, mais 10 em relação ao Alverca, em zona de play-off. Já o Paços Ferreira está no 15.º posto, com 30 pontos e pode acabar em zona de play-off de manutenção, caso o FC Porto B (28) vença esta jornada.

Leixões 1-1 Académico Viseu

Emblemas históricos, Leixões e Académico Viseu encontraram-se este sábado na 29.ª jornada da Liga 2. A atravessarem momentos menos positivos, os dois emblemas necessitavam dos três pontos.
Após um primeiro quarto de hora acidentado, em que André Almeida saiu com uma lesão grave, o Académico Viseu colocou-se na frente por intermédio Yuri Araújo (16’), que foi lançado nas costas da defesa por Luís Silva.
A resposta surgiu no início do segundo tempo, quando José Bica marcou um livre direto que foi defendido de forma incompleta por Bruno Brígido. Rafael Martins (58’) foi o mais lesto a responder e colocou a bola no fundo das redes.
O emblema leixonense esteve mesmo perto de fazer a reviravolta, mas Henrique Gelain acertou no ferro e o empate acabou mesmo por ficar. Contas feitas, o Leixões é o 13.º classificado com 32 pontos, quatro acima do play-off de manutenção, enquanto o Académico Viseu está no 10.º lugar com 41 pontos.
