Mais

Liga 2: Cinco nomes a ter em conta em 2025/26

Francisco Ramos ao serviço do Paços de Ferreira
Francisco Ramos ao serviço do Paços de FerreiraPaços de Ferreira

Não é só no principal escalão que a bola também começa a rolar. Na Liga 2, 15 equipas (com exceção das três equipas B) partem para 2025/26 com o sonho de chegar à elite. Um viveiro de talentos, o Flashscore apresenta cinco nomes a seguir.

Sem o mediatismo do primeiro escalão, a Liga 2 também apresenta jogadores de qualidade. Basta perceber que Diogo Nascimento brilhou no Vizela da temporada passada, destacou-se no Europeu sub-21 e agora está no Olympiacos.

Um campeonato sempre equilibrado, com emoção até ao fim em todas as decisões, dá sempre bons motivos para se assistir e o Flashscore apresenta-lhe cinco nomes para estar atento.

Fora desta lista ficaram alguns jogadores que foram destaque na temporada passada como Heinz Mörschel, Juan Muñoz ou Manuel Pozo que vão continuar a ser estrelas nas respetivas equipas ou até um nome já conhecido dos adeptos como Rui Costa que desce com o Farense.

De fora ficaram, também, os jogadores das equipas B dos três grandes. Sem mais demora, vamos então à lista:

Francisco RamosPaços de Ferreira

Aos 30 anos, Francisco Ramos está de volta a Portugal depois de uma aventura malograda na Polónia, a primeira no estrangeiro, ao serviço do Radomiak Radom. Uma grave lesão afastou-o dos relvados durante quase dois anos e agora regressa à Liga 2 onde teve um dos melhores momentos da carreira: foi campeão da prova em 2015/16, com a equipa B do FC Porto, um feito único entre equipas secundárias.

Um médio de qualidade traz bom toque de bola e experiência a uma equipa do Paços de Ferreira que quer um ano mais tranquilo do que a aflição do ano passado. E aos 30 anos ainda vai muito tempo de relançar a carreira.

Noah MadsenMarítimo

O central de 23 anos foi uma surpresa no ano passado, quando surgiu no Marítimo na segunda metade da época e ainda conseguiu dois golos. Com 1,87 metros tem uma estampa física interessante e promete ser uma arma nos lances de bola parada.

Depois de anos a crescer na equipa B dos insulares vai começar como membro do plantel principal de pleno direito e promete formar uma dupla interessante com Romain Correia.

Noah Madsen aquece pelo Marítimo
Noah Madsen aquece pelo MarítimoCS Marítimo

Francisco MeixedoFeirense

Surgiu como um guarda-redes de potencial no FC Porto, foi campeão da Youth League, atrás de Diogo Costa, mas uma grave lesão na época 2022/23 atrasou o crescimento.

Na época passada aventurou-se no Estrela da Amadora, mas não conseguiu somar minutos consistentes, desta feita vai ter no Feirense espaço e pode aproveitar a abertura dos fogaceiros com jovens guarda-redes. Diego Callai e Lucas Cañizares foram titulares nas últimas duas temporadas e somaram minutos precisos para o desenvolvimento.

Amadou DialloOliveirense

Jogar na Premier League é um sonho para muitos jogadores e ainda mais são aqueles que terminam a carreira sem qualquer minuto. Mas Amadou Diallo tem esse feito no currículo, quando, em 2023/24, foi lançado por Eddie Howe nos minutos finais da vitória do Newcastle contra o Chelsea.

Aos 22 anos chega a Oliveira de Azeméis depois de uma época na quarta divisão francesa com o Bordéus. Um extremo rápido, internacional jovem por Inglaterra, tem as qualidades para se destacar na Liga 2.

Pedro Martelo - Oliveirense

E é em Oliveira de Azeméis que também está o último nome desta lista. Campeão Europeu sub-19, Pedro Martelo teve dificuldades na transição para sénior e agora chega à Oliveirense para a segunda passagem na Liga 2, sendo que a primeira foi com o SC Braga B.

Com o estatuto de melhor marcador do Campeonato de Portugal (quarto escalão), onde marcou 20 golos pelo Leça, Pedro Martelo quer afirmar-se, definitivamente, nos patamares profissionais e, aos 25 anos, colocar-se no caminho que muitos lhe adivinhavam quando festejou o título europeu com Portugal.