Liga 2: Oliveirense (2-1), Torreense (2-1) e Feirense vencem (0-1), Vizela travado por FC Porto B (1-0)

Atualizado
Oliveirense derrotou o Penafiel em casa
Oliveirense derrotou o Penafiel em casaOliveirense, SAD

O FC Porto B somou uma vitória importante na luta pela manutenção ao receber e bater o quarto classificado Vizela, por 1-0, na 19.ª jornada da Liga 2, graças a um golo de André Oliveira, aos 76 minutos. Em Portimão, um golo pleno de oportunismo de Gui Meira, aos 78', permitiu ao Feirense somar o terceiro triunfo seguido para subir do 11.º lugar e igualar o 5.º classificado, entrando na disputa pela promoção. Em Torres Vedras, o Torreense venceu o Farense, por 2-1, e chegou aos 29 pontos, ficando apenas a três do segundo lugar, que dá acesso direto à Liga Portugal. Em Oliveira de Azeméis, a Oliveirense deixou os lugares de descida e derrotou (2-1) o Penafiel, que caiu para o último lugar com este resultado.

Oliveirense 2-1 Penafiel

Num duelo de enorme importância na luta pela permanência, a Oliveirense entrou decidida a assumir o controlo e não demorou a traduzir essa superioridade em vantagem. Logo aos nove minutos, uma jogada pelo corredor direito terminou com Armando Lopes a aparecer e a finalizar para o 1-0.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

O Penafiel revelou dificuldades em ligar o jogo e passou largos períodos encostado ao seu meio-campo, enquanto a Oliveirense manteve o controlo durante praticamente toda a primeira parte e criou várias ocasiões para ampliar a vantagem - Manga Foe-Ondoa esteve muito perto do segundo, mas escorregou no momento decisivo. 

O segundo tempo trouxe um Penafiel mais agressivo e disposto a discutir o resultado. As alterações surtiram efeito e, aos 65 minutos, Joseph Séry aproveitou um cruzamento de Álvaro Santos para restabelecer a igualdade.

O jogo ganhou intensidade e os ânimos aqueceram no Estádio Carlos Osório, mas foi quando o equilíbrio parecia instalar-se de forma definitiva que surgiu o momento que decidiu a partida. Bruno Silva (81') recebeu pela esquerda, conduziu para zonas interiores e rematou sem hipóteses para Femenías

Já nos descontos, a Oliveirense desperdiçou uma grande penalidade, defendida por Femenías, por Bura, mas a equipa da casa confirmou o triunfo que atira o conjunto duriense para o último lugar da Liga 2.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Torreense 2-1 Farense

O Torreense entrou mais esclarecido e assumiu desde cedo a iniciativa, num primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, mas com ligeira superioridade da equipa da casa.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

O Farense tentou discutir a posse, mas foi o Torreense quem criou as situações mais perigosas, sobretudo através de Dany Jean, sempre muito ativo no corredor esquerdo. A insistência acabou por ser premiada à meia hora, quando o VAR confirmou grande penalidade e João Costinha (29') enganou Brian Araújo para inaugurar o marcador.

O Farense revelou dificuldades para reagir e o Torreense manteve o controlo e conseguiu gerir a vantagem rumo à segunda parte, que começou da melhor maneira para a equipa da casa. Aos 54 minutos, David Bruno cruzou para Kévin Zohi (54'), solto na área, que cabeceou para o 2-0.

O Farense reagiu e Dário Miranda voltou a ser decisivo no flanco ao servir Balla Sangaré (70'), que relançou a partida. O golo devolveu esperança aos algarvios, que arriscaram mais, embora nem sempre com a melhor definição.

Até final, o Farense tentou chegar ao empate, mas o Torrense não permitiu ocasiões de golo à equipa da casa e confirmou um triunfo importante, numa jornada em que Marítimo e Académico de Viseu perderam pontos. Este resultado deixa a equipa de Torres Vedras com 29 pontos, a apenas três da equipa viseense.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

FC Porto B 1-0 Vizela

À procura de responder ao desaire da última jornada diante do Feirense (2-1), os bês enfrentaram um Vizela em crescendo e à procura de pressionar o Académico de Viseu no segundo lugar. Sem elementos da equipa principal, a turma de João Brandão foi a primeira a ameaçar, mas Leonardo Vonic não soube aproveitar o excelente cruzamento de Gonçalo Sousa e cabeceou por cima da trave em boa posição. 

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

A resposta surgiu logo a seguir, num grande passe de Moha a lançar Damien Loppy sobre a direita, mas Gonçalo Ribeiro foi rápido a fazer a mancha. Os visitantes também ameaçaram por via aérea para uma intervenção a dois tempos do guardião a cabeceamento de Yann Kitala e, pouco depois, Heinz Morschel fez um passe espetacular a isolar Jojó, que não teve a compostura necessária para acertar na baliza já dentro da pequena área. O nulo teimou no marcador até ao intervalo, apesar do crescimento sustentado dos visitantes.

Os dragões voltaram com objetividade dos balneários, mas sem o acerto necessário para bater Gomis, que brilhou ao travar o desvio de João Teixeira após mais um bom cruzamento de Gonçalo Sousa. As mexidas a partir dos bancos de suplentes deram um novo ânimo à partida, com o Vizela a pressionar mais em busca do golo. No entanto, na insistência a um lance de bola parada, os bês desbloquearam o encontro graças a um remate do recém-entrado André Oliveira que desviou num defesa e entrou junto à malha lateral, aos 76 minutos.

Os forasteiros pressionaram até ao apito final, mas não encontraram o caminho do golo e continuam estacionados no quarto lugar, com 28 pontos, mas podem ser ultrapassados ainda esta ronda. Já os azuis e brancos sobem até ao 12.º posto, com 24 pontos, e distanciam-se da zona de despromoção. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Portimonense 0-1 Feirense

Sem perder há quatro jogos (3 vitórias e 1 empate), os algarvios iam ter vida difícil na receção aos fogaceiros que vinham de dois triunfos seguidos e podiam escalar do 11.º para o 5.º lugar em caso de vitória, o que diz muito sobre a competitividade deste campeonato. 

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

O encontro foi próprio de duas equipas separadas por apenas dois pontos: os visitantes entraram melhor, embora a primeira ameaça tenha pertencido aos locais, num remate de Edney Silva à malha lateral. A partir daí, o Feirense somou lances de perigo, incluindo um remate em arco de Tiago Ribeiro que seria o golo da jornada. No entanto, o nulo manteve-se até ao intervalo.

O equilíbrio levou a partida a perder-se em muitos duelos e várias faltas, que resultaram em quatro cartões amarelos exibidos em poucos minutos. Depois disso, um lançamento longo de Francisco Meixedo permitiu a Tiago Ribeiro arrancar em direção à baliza contrária, antes de armar um remate rasteiro para defesa apertada de Maycon Cleiton. Na outra área, no seguimento de um lançamento lateral, Mateus Sarará recebeu e rodou bem na pequena área, mas o remate à meia volta saiu por cima da trave, numa ocasião soberana para os locais.

E no momento em que o Portimonense estava por cima, o técnico feirense Ricardo Costa teve toque de Midas ao lançar Pedrinho para dentro de campo. O extremo brasileiro, que já tinha marcado na jornada anterior, até se perdeu em fintas sobre o lado direito, mas não desistiu, recuperou o esférico junto à linha de fundo e fez um passe atrasado que acabou desviado pela ponta da bota de Gui Meira, aos 78 minutos. Apesar do mérito atacante, há também que sublinhar a grande passividade da defesa. 

Os algarvios tinham pouco tempo para ripostar e ainda tiveram uma oportunidade soberana para o empate. João Reis, o melhor dos anfitriões, tirou um excelente cruzamento num livre lateral que encontrou João Xavier completamente sozinho ao segundo poste, mas o cabeceamento à peixe saiu ao lado. Com este resultado, os feirenses igualam os 27 pontos do GD Chaves no quinto lugar, enquanto o Portimonense está no 14.º poste, com 22 pontos, à mercê dos emblemas em zona de despromoção.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore