Liga 2: Feirense vence Torreense (2-3), Chaves perto do topo (2-3), Karamoh decisivo no FCP B (1-0)

Atualizado
Feirense regressa às vitórias
Feirense regressa às vitóriasCD Feirense

O Feirense regressou esta sexta-feira às vitórias na Liga 2 ao aplicar o quarto desaire seguido ao Torreense, reduzido a 10 desde os 65 minutos, por 2-3, graças a um golo nos descontos de Emanuel Moreira. O Chaves continuou o bom momento com uma reviravolta em Oliveira de Azeméis, diante da Oliveirense, por 2-3, em partida da 14.ª ronda. O golo 100 de Roberto na prova revelou-se determinante e aproximou a equipa transmontana, 3.ª classificada, da zona de subida direta. No Olival, o FC Porto B venceu o Penafiel pela margem mínima, graças a um golo de Karamoh (40'), e continua a subida na tabela.

Torreense 2-3 Feirense

Depois de três derrotas consecutivas, a equipa da casa queria voltar a intrometer-se no comboio da subida caso vencesse os fogaceiros, que queriam distanciar-se da zona de descida após cinco jogos sem vencer e três empates seguidos. E foram mesmo os forasteiros que entraram a todo o gás, embora sem o acerto necessário no último terço.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Quem mostrou eficácia foi Manuel Pozo que, na primeira grande oportunidade, adiantou-se no marcador ao aproveitar uma falha de comunicação de Emanuel Moreira e Francisco Meixedo, que não conseguiu agarrar a bola e deixou a baliza deserta.

Feirense respondeu de imediato, mas o cabeceamento de Desmond Nketia saiu ao lado do poste. Ainda assim, a sorte beneficiou os fogaceiros antes do descanso, com Ali-Diadé a desviar para a própria baliza após um cruzamento de Leandro Antunes.

No arranque da segunda parte, o central tentou redimir-se com uma forte arrancada e um remate que saiu perto do poste. Porém, na outra área, Edgar Ié aproveitou uma bola perdida após um canto para assinar a reviravolta e estrear-se a marcar ao segundo jogo pelo Feirense. O SCUT tentou reagir, mas no meio de toda essa vontade, Manuel Pozo borrou a pintura ao dar uma cotovelada absolutamente desnecessária num adversário e acabar expulso com vermelho direto - quinta expulsão nos últimos quatro jogos para todas as competições.

A jogar com 10, os anfitriões conseguiram chegar ao empate cinco minutos depois, numa surpreendente desatenção defensiva com o cruzamento de Javi Vázques para aproveitamento à meia volta de Drammeh.

A igualdade fazia adivinha uns últimos 20 minutos emocionantes e foi isso mesmo que aconteceu com oportunidades para os dois lados, mas só nos descontos houve uma resolução para o tira-teimas: aos 90+6', Emanuel Moreira pareceu no sítio certo dentro da grande área para colocar o Feirense de novo na rota das vitórias.

Com este triunfo, a turma de Ricardo Costa subiu até ao 10.º posto, à condição, enquanto o SCUT fica estacionado no sétimo lugar.

Oliveirense 2-3 GD Chaves

Final de tarde animado em Oliveira de Azeméis, mas que acabou com desilusão para os adeptos da equipa da casa, que celebraram duas vezes a vantagem da Oliveirense, mas acabaram com uma derrota caseira que pode aproximar a equipa dos lugares de descida.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

O encontro começou bem para o conjunto visitado, que ameaçou por Pedro Martelo logo aos 4 minutos e chegou mesmo à vantagem por Foe-Ondoa (9') antes dos 10 minutos da partida, com o médio a finalizar com um remate rasteiro após corte incompleto de David Kusso.

Logo a seguir, um dos protagonistas da tarde, o VAR, entrou em aação para anular o golo 100 de Roberto na Liga 2 (15'), por fora de jogo, mas o Chaves continuou a forçar e foi feliz perto do intervalo. Tiago Simões (45+4') estava na grande área, rodou e fez um golaço para o 1-1, na sobra a um pontapé de canto.

Tal como na primeira parte, a Oliveirense entrou melhor e voltou à vantagem na partida, desta vez com Pedro Martelo (47'), que desperdiçou duas boas oportunidades na primeira parte, a responder da melhor forma ao cruzamento de Joanderson.

Se a resposta da Oliveirense foi positiva, a forma como o conjunto do distrito de Aveiro deixou fugir a vantagem em duas ocasiões deve causar motivos de preocupação a Jorge Pinto, isto porque Reinaldo (54') acabou por fazer o 2-2 logo a seguir, de penálti, após falta de Namora sobre Roberto.

A partir daí, a formação transmontana foi superior e depois de mais um momento de VAR, que anulou uma grande penalidade a favor da equipa visitante por fora de jogo de Reinaldo, Roberto (73') finalizou um cruzamento a meia altura de Tiago Almeida, chegou mesmo à centena de golos e confirmou a vitória com reviravolta da formação flaviense, que ainda podia ter chegado ao 2-4 não fosse Ricardo Ribeiro evitar um lance de um para um com Reinildo.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

FC Porto 1-0 Penafiel

João Costa e Karamoh voltaram a fazer parte do onze dos dragões, que entraram na partida encostados às cordas pelos durienses. João Miguel, por duas vezes, e Álvaro Santos colocaram o guarda-redes portista em sentido, antes de os anfitriões equilibrarem o tabuleiro e deixarem o jogo amarrado.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

O intervalo aproximava-se a passos largos, até que um momento individual colocou o marcador a mexer. Sobre o flanco esquerdo, Karamoh conduziu da linha do meio-campo até à entrada da área, fletiu para dentro e depois de deixar adversários pelo caminho disparou em zona central para assinar um grande golo.

Esse foi o único lance de perigo do FC Porto B que, no arranque da segunda parte, beneficiou de uma grande penalidade, mas Joan Femenías brilhou ao defender, com ajuda da trave, o remate rasteiro de Melnichenko. O Penafiel não estava a conseguir voltar a incomodar João Costa numa altura em que a chuva caía a potes e os azuis começaram a apostar no contra-ataque.

Femenías voltou a brilhar ao travar um remate forte de Tiago Andrade, antes de um belo trabalho de Vonic na área ter acabado na trave graças a uma grande intervenção de João Miguel, enquanto o guardião negou a recarga. Os dragões conseguiram segurar a vantagem e, com este resultado, somam quatro triunfos nos últimos cinco jogos e estão no 10.º lugar, um à frente do Penafiel.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore