Farense 0-1 Portimonense

O final da primeira volta da Liga 2 teve direito a um dérbi algarvio. Há 10 anos que os dois conjuntos não se encontravam no segundo escalão, isto depois de terem convivido apenas duas épocas na Liga Portugal durante o século XXI.
E pese embora jogo disputado em São Luís, o Portimonense entrou melhor e teve as melhores oportunidades, mas faltou pontaria para abrir o marcador no primeiro tempo. Na etapa complementar, foi só perto da hora de jogo que o golo chegou, com Tiago Mamede a responder de forma certeira ao cruzamento de Edney para decidir o dérbi algarvio.
Contas feitas, o Portimonense subiu ao 15.º lugar com 18 pontos e já sabe que vai terminar a jornada fora dos lugares de descida direta, ocupados por Leixões e Paços de Ferreira, ambos com 16 pontos. O Farense é 11.º, com 20 pontos.

Felgueiras 1-0 Oliveirense

O ano mudou, mas a lógica manteve-se. O Felgueiras venceu a Oliveirense na 17.ª jornada da Liga 2 e confirmou o histórico positivo: em três jogos do segundo escalão venceu sempre os homens de Oliveira de Azeméis.
A partida até não começou de forma feliz para o Felgueiras. Afonso Silva acertou na trae e Felipe Scheibig acabou mesmo por ser expulso, mas o VAR alertou o árbitro para ver que o guarda-redes da casa não tinha derrubado Diallo.
No segundo tempo, contudo, o Felgueiras acabou bafejado pela sorte. Num remate de Vasco Moreira à entrada da hora, a bola bateu em Bura (57’) e traiu de forma fatal Ricardo Ribeiro. Foi o golo que decidiu o resultado numa partida em que a Oliveirense até tentou na etapa complementar, mas não conseguiu encontrar as redes adversárias.
Contas feitas, o Felgueiras subiu ao oitavo lugar com 22 pontos. A Oliveirense está no 14.º posto, com 18 pontos.

Feirense 2-2 União de Leiria

Duas semanas depois do último jogo oficial, Feirense e União de Leiria deram o pontapé de saída da Liga 2 em 2026. Os dois conjuntos defrontaram-se em Santa Maria da Feiria na abertura da 17.ª jornada, a última da primeira volta.
Há procura de regressar aos triunfos caseiros (três derrotas e dois empates), o Feirense entrou bem na partida, com Leandro Antunes (5’) a responder da melhor maneira ao cruzamento de Tiago Ribeiro. Foi o primeiro golo caseiro dos fogaceiros desde setembro.
Contudo, a União de Leiria passou a dominar as operações e partiu em busca do empate que surgiu já perto do intervalo. Depois de ameaçar, Jordan van der Gaag celebrou mesmo o 27.º aniversário com um golo, ao aproveitar um ressalto perdido na área adversária.
A segunda parte trouxe a mesma emoção, mas em ordens invertidas. Numa combinação espanhola, Marc Baró cruzou para a cabeça de Pablo Fernández (60’) que deixou os leirienses pela primeira vez em vantagem. Contudo, numa altura em que as bancadas do Marcolino Castro pediam a demissão de Ricardo Costa, Emanuel Moreira (69’) empatou para o Feirense, na sequência de um canto.
Até final, o treinador leiriense foi expulso por protestos, Daniel Borges viu o segundo amarelo, o jogo teve emoção enquanto os dois conjuntos procuravam o empate, mas o marcador não mudou. A União de Leiria está no sexto lugar com 24 pontos, a dois do Académico Viseu, primeira equipa em zona de subida direta. O Feirense ocupa o 13.º posto com 18 pontos, mais dois que o Leixões, primeiro conjunto em zona de despromoção.

