Liga 2: Leixões e Benfica B anulam-se, Felgueiras empata líder Marítimo (1-1), Chaves e Lusitânia empatam (2-2)

Atualizado
Leixões e Benfica B empataram sem golos
Leixões e Benfica B empataram sem golosLeixões, SAD

O GD Chaves evitou a quarta derrota consecutiva, mas continua numa série de jogos sem vencer, depois de empatar (2-2) na receção ao Lusitânia de Lourosa, em partida da 19.ª jornada da Liga 2. Mais tarde, o líder Marítimo recebeu e empatou diante o Felgueiras (1-1). No último jogo do dia na Liga 2, Leixões e Benfica B terminaram empatados sem golos.

Leixões 0-0 Benfica B

O encontro foi equilibrado desde início, sem que as equipas corressem riscos excessivos. O Benfica assumiu mais posse de bola desde cedo, mas revelou dificuldades em dar continuidade às jogadas no último terço, esbarrando quase sempre na organização defensiva do adversário. Já o Leixões procurou explorar as transições rápidas e criou alguns momentos de perigo, sobretudo através de bolas paradas.

Onzes das duas equipas
Onzes das duas equipasFlashscore

O regresso dos balneários trouxe um Leixões mais atrevido e agressivo. A equipa da casa subiu linhas, aumentou a intensidade e encostou o Benfica à sua área durante largos minutos, criando sucessivos lances de perigo. Cláudio Araújo e Bica estiveram perto de desfazer o nulo, enquanto Diogo Ferreira foi chamado a intervir em momentos decisivos. A pressão era constante e o jogo ganhou outro ritmo, muito mais próximo da baliza encarnada.

Com o passar dos minutos, o Benfica conseguiu, pouco a pouco, travar o ímpeto inicial da equipa da casa e as substituições trouxeram maior equilíbrio ao conjunto encarnado. Ainda assim, Leixões nunca deixou de acreditar e manteve-se por cima até aos minutos finais.

Os descontos acabaram por ser marcados mais pela tensão do que pelo futebol. Uma enorme confusão junto ao apito final resultou nas expulsões de Ricardo Valente e Tiago Parente e o apito final mantém os Bebés do Mar em zona de play-off de descida.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Marítimo 1-1 Felgueiras

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

A formação insular, líder do campeonato, entrou melhor e adiantou-se no marcador aos 10 minutos. Na sequência de um cruzamento pela esquerda, Carlos Daniel desviou de cabeça, a bola sofreu ainda um ressalto infeliz em Dário e Scheibig conseguiu uma defesa à queima-roupa, mas Adrián Butzke apareceu atento na recarga para fazer o 1-0.

O avançado espanhol esteve perto de bisar ainda antes do intervalo, mas Scheibig negou-lhe o golo aos 38 minutos, voltando a destacar-se um minuto depois com nova intervenção decisiva, desta feita após remate de Carlos Daniel.

No segundo tempo, o Felgueiras regressou mais agressivo e empurrou o Marítimo para junto da sua área. A pressão dos visitantes acabou por dar frutos aos 62 minutos, quando Tiago Leite restabeleceu a igualdade. A partir daí, o encontro perdeu intensidade, com poucas situações de perigo nos últimos 15 minutos.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Já perto do final, aos 89 minutos, o Marítimo ficou reduzido a dez unidades, depois de Simo ter sido expulso, na sequência de uma intervenção do VAR, por falta grosseira sobre Afonso Silva.

Com 12 minutos de descontos, o encontro seguiu equilibrado e o resultado não sofreu mais alterações até ao apito final.

GD Chaves 2-2 Lusitânia de Lourosa

O GD Chaves entrou com mais bola e intenção ofensiva, mas cedo percebeu que teria pela frente um Lusitânia de Lourosa confortável no papel de equipa reativa. Apesar da iniciativa flaviense, foi o conjunto visitante quem deu o primeiro aviso sério, com Platiny a acertar na barra ainda nos minutos iniciais.

Onzes das duas equipas
Onzes das duas equipasFlashscore

Esse sinal de alerta confirmou-se aos 17 minutos. Numa transição rápida, Arsénio Nunes descobriu Miguel Pereira na esquerda da área e o extremo não perdoou, disparando forte para o 0-1.

O Chaves acusou o golpe e mostrou dificuldades para desmontar a organização defensiva do Lourosa, abusando de cruzamentos pouco eficazes e esbarrando na segurança de Vítor Hugo, levando mesmo a uma interrupção forçada pelo próprio guarda-redes da equipa transmontana. A insistência acabou, no entanto, por ser recompensada perto do intervalo. David Kusso cruzou com precisão da esquerda e encontrou o inevitável Roberto (44') ao segundo poste, que cabeceou para o empate.

O segundo tempo trouxe um Chaves mais intenso, com Filipe Martins a lançar o estreante Jorge Delgado. As ocasiões começaram a surgir e os flavienses ainda celebraram um penálti inicialmente assinalado que acabou revertido pelo VAR.

No entanto, a reviravolta acabou mesmo por surgir e com um herói improvável. Kusso voltou a fazer a diferença na esquerda e cruzou para Tiago Almeida (70'), que apareceu no coração da área para fazer, de cabeça, o primeiro golo da carreira. 

O Lusitânia não estava a realizar uma segunda parte tão capaz como a primeira, mas acabou por conseguir reagir para evitar a derrota. Rodrigo Martins (82') apareceu ao segundo poste para fazer o 2-2 na sequência de mais um canto, o sexto a dar em golo para o conjunto do distrito de Aveiro na competição. Com este resultado, as duas equipas continuam separadas por dois pontos e a formação transmontana continua em crise, com quatro jornadas consecutivas sem ver.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore