FC Porto B 1-2 União de Leiria

Ao contrário do plantel principal, o FC Porto B está a viver um arranque de época verdadeiramente abismal. Os jovens dragões sofreram a quarta derrota consecutiva diante da União de Leiria.
O pesadelo azul e branco começou logo aos 12 minutos, quando, na sequência de um canto, Felipe Silva cabeceou a bola para o fundo das redes. O FC Porto B ainda reagiu no primeiro tempo e Trofim Melnichenko (26’) empatou após cruzamento de João Teixeira na direita.
A primeira parte ainda podia ter visto mais golos, mas Kauê Rodrigues, pelo FC Porto B, e Pablo Fernández, pela União de Leiria, acertaram nos ferros e o empate era o resultado ao intervalo.
Na etapa complementar, o descalabro para o FC Porto. Luís Gomes (78’) foi expulso por falta sobre Pablo, Martim Cunha (90+3’) deixou o FC Porto B reduzido a nove após ver o segundo amarelo e aos 90+6’, Juan Muñoz garantiu a vitória leiriense.
O FC Porto B é o último classificado com um ponto. A União de Leiria está no quarto lugar com 10 pontos, a dois do líder Sporting.

Torreense 0-0 Paços de Ferreira

Duas equipas com objetivos diferentes na temporada, Torreense e Paços de Ferreira defrontaram-se na quinta jornada da Liga. Ambos vinham de uma derrota antes da pausa internacional.
A partida acabou por ter poucos momentos de frisson e foi preciso esperar até ao segundo tempo para encontrar alguma emoção. Tiago Ferreira obrigou Unai Pérez a uma grande defesa para manter a baliza do Torreense inviolada, enquanto do outro lado Marafona agigantou-se perante Javi Vázquez.
No final, imperou a falta de eficácia e foi um ponto que não satisfez ninguém. O Torreense está no sexto lugar com sete pontos, o Paços de Ferreira ocupa o 16.º posto, de play-off, com três.

Marítimo 1-1 Vizela

Com a liderança isolada em jogo, o Vizela não saiu totalmente satisfeito da Madeira. O empate com o Marítimo deixou os minhotos atrás do Sporting B após cinco jornadas.
Uma partida que ficou marcada pelas muitas intervenções do VAR. Depois de um possível penálti para o Vizela nos primeiros minutos, o castigo máximo veio mesmo a concretizar-se aos 37’, quando Rodrigo Ramos foi puxado por Romain Correia. O capitão do Marítimo foi expulso e Mörschel marcou a grande penalidade.
Ainda antes do intervalo, Xavi Grande travou Miguel Tavares à entrada da área. Cláudio Pereira foi chamado novamente ao VAR, mas não considerou motivos para vermelho e respirou de alívio Vítor Matos.
Ainda que reduzido a 10, o Marítimo começou melhor a etapa complementar e recebeu uma injeção de confiança com a expulsão de Godwin (63’). Foi já em igualdade numérica que Raphael Guzzo salvou um ponto para os madeirenses.
Contas feitas, o Vizela está no segundo lugar com 11 pontos, a um do líder Sporting B. Já o Marítimo está no terceiro lugar com 10 pontos.

Portimonense 1-2 Sporting B

Duas equipas em bom momento de forma, Portimonense e Sporting B defrontaram-se na manhã deste domingo, na quinta jornada da Liga 2. Um duelo especial desde logo para Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes e que já treinou nas equipas de formação leonina.
A partida encerrou a curiosidade de ambas as equipas estrearem guarda-redes. Lourenço Rodrigues surgiu na baliza algarvia, com apenas 18 anos, enquanto Guilherme Pires assumiu o lugar de Diego Callai, que esteve no banco do Sporting em Famalicão.
E o primeiro tempo foi completamente dominado pelos algarvios, mas só Tamble Monteiro (17’) conseguiu encontrar o caminho do golo, quando apanhou uma bola perdida e empurrou para o fundo as redes. Uma falta de eficácia que custou caro.
O Sporting B teve uma oportunidade de ouro ainda no primeiro tempo, mas Lourenço Pires coroou a estreia ao defender o penálti de Flávio Gonçalves no último lance do primeiro tempo. Foi o aviso.
Na etapa complementar e mesmo com menos um, após expulsão de Rômulo Júnior (65’), o Sporting B chegou ao empate. Samy fez falta sobre Rafa Nel, viu também ele o cartão vermelho, e a grande penalidade foi convertida pelo avançado lançado minutos antes por Gião. O balde de água fria caiu aos 88’, quando Salvador Blopa, também ele saído do banco, apareceu na direita para finalizar e garantir os três pontos.
O Sporting B lidera assim a Liga 2 com 12 pontos, mais dois que o Vizela, que ainda vai entrar em ação. O Portimonense ocupa o nono posto, com sete.
