Mais

Liga 2: Marítimo vence (1-0), Leixões sobe ao topo (3-2), Farense afunda FC Porto B (0-2)

Atualizado
Romain Correia marcou o único golo do encontro
Romain Correia marcou o único golo do encontroCS Marítimo

O FC Porto continua a segurar a lanterna-vermelha da Liga 2 depois da derrota caseira frente ao Farense este domingo, fruto de dois golos na própria na primeira parte, que valeram o primeiro triunfo dos algarvios à terceira jornada. Quem também se estreou a vencer foi a Oliveirense, que travou o arranque positivo do recém-promovido Sporting B, com um golo de Bura. Já o Leixões aproveitou a derrota leonina para subir ao segundo lugar depois de vencer o Penafiel por 3-2. O Marítimo somou o segundo triunfo consecutivo, ao vencer em casa o Feirense por 1-0.

Marítimo 1-0 Feirense

No Estádio do Marítimo, no Funchal, Romain Correia decidiu a partida a favor dos anfitriões, com um tento apontado logo aos 11 minutos, na sequência de um pontapé de canto, cabeceando sem hipóteses para Francisco Meixedo.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Na frente do marcador desde muito cedo, o conjunto insular teve mais posse de bola durante a primeira parte, porém, foram os visitantes a beneficiar da melhor ocasião para empatar: Kirill Klimov surgiu em posição privilegiada, isolado diante de Samu, mas errou o alvo por poucos centímetros, aos 37, mantendo-se a vantagem mínima para os verde-rubros na ida para o descanso.

Na segunda metade, a equipa orientada por Ricardo Costa voltou a apostar nas transições rápidas, ficando perto de marcar em duas ocasiões.

Aos 48, Tiago Ribeiro disparou de fora da área, para defesa atenta de Samu, que voltou a brilhar seis minutos volvidos, defendendo um remate de Kirill Klimov, uma vez mais perdulário.

Apesar de um ligeiro ascendente da formação nortenha, os comandados por Vítor Matos conseguiram gerir as incidências sem grandes sobressaltos, alcançando três importantes pontos na luta pela subida de divisão. 

Com este resultado, os maritimistas ascenderam ao quarto lugar, com seis pontos, fruto de duas vitórias em três jornadas, ao passo que os fogaceiros ocupam a sétima posição, com quatro, somando um triunfo, um empate e uma derrota.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Leixões 3-2 Penafiel

O Leixões começa a afirmar-se como potencial candidato à subida e igualou o Vizela na liderança da Liga 2, apesar das dificuldades nos últimos minutos da receção ao Penafiel, que, ao contrário do conjunto de Matosinhos, ainda não venceu esta época.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

A equipa de João Nuno Fonseca foi claramente superior na primeira parte e criou bastante dificuldades ao Penafiel, que ao intervalo já perdia por 2-0. Ricardo Valente foi a grande figura da partida.

Depois de ameaçar aos 6' após cruzamento de Salvador Agra, o avançado aproveitou um passe de Lourenço Henriques e um desvio em Cláudio para fazer o 1-0, aos 20', no cara a cara com o guardião Joan Femenías.

Os Bebés do Mar aproveitaram o embalo e chegaram ao 2-0 novamente por Ricardo Valente (27'), desta vez na sequência de um canto cobrado por Salvador Agra.

A segunda parte foi uma tentativa de gestão e de matar o jogo em contra-ataque por parte do Leixões, que viu um golo ser anulado a Rúben Alves (63') por fora de jogo de Raúl. A equipa duriense estava na melhor fase da partida, mas sofreu o 3-0 por Moshood (75'), que saiu do banco para finalizar um cruzamento de Yahaya a partir da esquerda.

Na reta final, o Penafiel ainda ameaçou uma recuperação épica, ao reduzir para 3-2 com golos de Reko (85' de grande penalidade) e Suker (87'), mas continua sem triunfos e com apenas um ponto na Liga 2.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

FC Porto B 0-2 Farense

Não está fácil a vida de João Brandão no comando técnico dos bês portistas, que este domingo contou com o médio argentino Tomás Pérez, da equipa principal, no eixo. Depois de um arranque com um nulo (Feirense, 0-0) e uma goleada sofrida (Vizela, 4-0), a receção aos leões de Faro que também entraram com o pé esquerdo (empate com Oliveirense, 1-1, e derrota caseira com o Torrense, 0-3) parecia ser a altura perfeita para ganhar confiança.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

No entanto, todo o ímpeto ruiu ao cabo de cinco minutos, quando Geovanny ganhou espaço para o cruzamento, André Candeias em slide tocou primeiro no esférico, mas foi a tentativa de corte de Kaio Henrique que introduziu a bola na baliza de Diogo Fernandes. 10 minutos depois, os algarvios beneficiaram de um canto, Franco Romero ganhou bem nas alturas, a bola bateu no poste esquerdo, andou por cima da linha até bater no outro ferro e, na tentativa de afastar o perigo, Gabriel Brás pontapeou para a própria baliza.

João Brandão mexeu na equipa antes do intervalo para procurar uma reação, mas o melhor que os azuis e brancos conseguiram foi uma jogada individual de Tomás Pérez, travada por Ricardo Velho. Na segunda parte, houve mais FC Porto B, mas sem nunca incomodar verdadeiramente o guardião algarvio e até foi o Farense que esteve perto de aumentar a diferença.

O duelo ficou ainda marcado por uma homenagem a Jorge Costa, antigo diretor desportivo do FC Porto e treinador do Farense, que faleceu subitamente no dia 05 de agosto.

Oliveirense 1-0 Sporting B

Ainda não foi desta que a Oliveirense fez a estreia em casa, mas o primeiro triunfo da temporada foi conseguido no Estádio Marcolino Castro, casa emprestada pelo Feirense que recebeu o então líder Sporting B.

Escolhas iniciais dos treinadores
Escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

A equipa leonina teve um arranque de época perfeito, com duas vitórias em duas jornadas, mas não passou em Santa Maria da Feira, onde o voo de Bura fez toda a diferença.

Os leões entraram melhor e ameaçaram a baliza da Oliveirense com um remate de Rodrigo Ribeiro que passou muito perto da barra, Salvador Blopa também esteve perto de abrir o ativo, mas o ritmo de jogo quebrou e foi num pontapé de canto que surgiu o 1-0, da autoria de Bura (45+3'), que já leva dois golos nesta edição da Liga 2.

A segunda parte teve uma Oliveirense a jogar mais na expectativa e um Sporting B com bola, mas sem grandes ocasiões de golo para o conjunto leonino, que só ameaçou pelo recém-entrado Rafael Nel, que tirou um adversário do caminho, mas rematou por cima aos 88 minutos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Com esta derrota sportinguista, o Vizela conserva a liderança da Liga 2, com sete pontos, um a mais do que o Sporting B. A Oliveirense, que ainda não perdeu, soma cinco pontos ao fim de três jornadas.