Leixões 3-1 Penafiel

Depois de passar a primeira volta como um possível candidato à subida de divisão, o Penafiel estava em queda livre com cinco derrotas consecutivas. Os comandados de Hélder Cristóvão pretendiam evitar uma sexta na visita ao Leixões, na 31.ª jornada da Liga 2.
E pareceu estar próximo de cumprir a missão, quando Robinho (45+5’) converteu um penálti já a fechar o primeiro tempo e deixou os durienses em vantagem. Contudo, a equipa da casa acabou por sucumbir completamente perante um bis de José Bica (47’ e 56’) e um golo de Rafael Martins (87’) que garantiram o triunfo dos homens de Matosinhos.
Contas feitas, o Penafiel é já nono classificado com 43 pontos, a 15 do líder Tondela e matematicamente arredado da subida direta. Já o Leixões subiu ao 13.º lugar com 35 pontos, mais cinco em relação ao Paços de Ferreira, em zona de play-off.

Portimonense 2-2 Tondela

Dois emblemas com presenças na Liga Portugal, Portimonense e Tondela atravessavam fases muito diferentes na Liga 2. À entrada para esta 31.ª jornada, os beirões estavam na liderança, enquanto os algarvios procuravam fugir à despromoção.
Com uma entrada melhor na partida, o Tondela adiantou-se logo aos 23 minutos, quando Miro desviou de forma hábil o remate de Rodrigo Ramos e bateu o guarda-redes do Portimonense.
Contudo, o Portimonense não baixou os braços e depois de ainda testar Bernardo Fontes no primeiro tempo, conseguiu chegar ao empate aos 33 segundos da etapa complementar, quando Tamble Monteiro encontrou Paulo Vítor. O avançado guineense teve nos pés a reviravolta logo de seguida, mas falhou à boca da baliza.
Camilo Durán (71’) acabou por ser mais eficaz e carimbou mesmo a cambalhota no marcador que podia deixar o Portimonense a respirar melhor. Contudo, o Tondela não desistiu e chegou mesmo ao empate aos 90+6' por Moudjatovic.
O Tondela não aproveitou o deslize do Vizela e lidera com 58 pontos, mais três que o segundo classificado. Sendo que ainda pode ver Alverca (51) ou Chaves (50) aproximarem-se. Já o Portimonense está no 13.º lugar, com 34 pontos, quatro acima do play-off de manutenção.

Feirense 0-1 FC Porto B

Depois de uma noite conturbada para a equipa principal, o FC Porto B visitou o Feirense na manhã deste domingo, em jogo da 31.ª jornada da Liga 2. Com Jorge Costa e Andoni Zubizarreta nas bancadas, os jovens dragões chegavam a Santa Maria da Feira com a possibilidade de deixarem a zona de despromoção.
E assim se explica a boa entrada em campo, numa partida que rapidamente se tornou num duelo espanhol ao estilo de clássico. Formado no Barcelona, Ángel Alárcon testou por várias vezes Lucas Cañizares, da escola do Real Madrid, com o guarda-redes fogaceiro a levar a melhor com uma série de excelentes defesas. A melhor foi já a terminar a primeira parte, quando enfrentou o compatriota isolado.
E se estava bem na baliza, Cañizares mostrou qualidades ofensivas quando, no segundo tempo, isolou Leandro Antunes, mas o avançado acertou no poste, num lance em que Diogo Fernandes parece tocar ao de leve. E como quem não marca, sofre, Alárcon acabou mesmo por bater a resistência dos homens da casa aos 75’, num lance fortuito, em que cabeceia a bola após cruzamento de João Moreira.
Com este importante triunfo, o FC Porto B ascendeu ao 15.º lugar, com 32 pontos e tem agora mais dois que o Paços de Ferreira, em zona de play-off de manutenção. Já o Feirense está no oitavo lugar com 45 pontos.
