Benfica B 2-0 Felgueiras

Depois de três jogos consecutivos sem vencer, o Benfica B recebeu o Felgueiras na 15.ª jornada da Liga 2, determinado a quebrar o jejum. Reforçadas com um Prestianni a recuperar de lesão, as jovens águias acabaram por garantir os três pontos.
De resto, o argentino foi decisivo logo aos 2 minutos, quando assistiu Gustavo Varela para o primeiro tento, com um belo passe. O Felgueiras ainda pareceu garantir o empate por Carlos Eduardo (38’), mas estava em posição irregular e o tento foi anulado.
Na segunda parte, Hugo Félix rematou à barra, antes de Luan Farias (90’) ter garantido o triunfo ao Benfica B que sobe ao terceiro lugar com 27 pontos. O Felgueiras está na 13.ª posição, com 16 pontos.

Torreense 0-1 Penafiel

Jogo grande em Torres Vedras. Segundo classificado, o Penafiel a visitar o Torreense, terceiro, na 15.ª jornada da Liga 2, numa importante batalha pelos lugares de subida direta.
E após um primeiro tempo morno, a segunda parte reservou momentos de polémica. Aos 66’, Vando Félix marcou, mas o lance foi invalidado por posição irregular. Foi já ao cair do pano que aconteceu a decisão mais controversa, quando o árbitro assinalou pena´lti aos 82’ por mão na bola de Lomboto. Chamado a converter o lance, João Silva viu Leandro Mateus defender o remate, mas marcar na recarga (86’). O guardião do Torreense ainda acabou expulso, num final bastante tenso.
Três pontos importantes que lançam o Penafiel para o primeiro lugar com 31 pontos, os mesmos do Tondela. Já o Torreense está na terceira posição com 25.

Oliveirense 1-2 União de Leiria

Depois de ter visto as equipas da frente a perder pontos nesta jornada, a Oliveirense sabia da necessidade de ganhar três pontos na receção à União de Leiria. Contudo, o lanterna-vermelha da Liga 2 acabou por sofrer a quarta derrota consecutiva.
As coisas começaram a correr mal para os da casa quando aos 20’, Luís Bastos abalroou Singh. O próprio jogador encarregou-se de marcar o penálti e deixar os leirienses em vantagem aos 22’.
No segundo tempo, Alisson Santos (68’) dilatou a vantagem dos forasteiros e praticamente selou o triunfo. Zé Manuel (73’) aproveitou um erro de Bura para reduzir e o vermelho a Djé D’avilla (90+3’) ainda acalentou as esperanças dos da casa, mas a derrota chegou mesmo.
Contas feitas, a União de Leiria está no nono lugar com 21 pontos. Já a Oliveirense ocupa a última posição com seis, a oito do Portimonense, primeira equipa acima da zona de água.

Paços de Ferreira 1-3 Alverca

20 anos depois, Paços de Ferreira e Alverca voltaram a encontrar-se na Mata Real. Na altura, os castores de José Mota preparavam o regresso à primeira divisão, enquanto os ribatejanos iam assegurar a manutenção numa igualdade pontual com quatro equipas.
Duas décadas depois, o cenário é bem diferente. Promovido da Liga 3, o Alverca entrou para esta 15.ª jornada da Liga 2 com três vitórias consecutivas e à procura de se intrometer na luta pela subida. Já o Paços de Ferreira chegou envolvido na luta pela despromoção.
E essa diferença acabou pro se fazer sentir no primeiro tempo, com Anthony Carter a s er a grande figura. O australiano bisou (30’ e 34’) e ainda esteve envolvido no golo de Miguel Pires (45+2’) invalidado por fora de jogo. O 0-3 que podia ter colocado uma pedra na partida transformou-se num 1-2 ainda antes do intervalo com Lumungo (45+9’) a dar esperança aos castores, ele que havia entrado para o lugar do lesionado João Caiado aos 5 minutos.
No segundo tempo, o Paços de Ferreira procurou o empate, cercou a área do Alverca, mas não encontrou antídoto para bater um inspirado João Bravim. E num momento de maior aperto, Andrézinho (88’) acabou por colocar um ponto final na partida, com um belo remate em arco.
O Alverca encontra-se na sétima posição com 24 pontos, a quatro do Penafiel (menos um jogo), a primeira equipa em zona de subida direta. Já o Paços de Ferreira está no 14.º posto, com 15 pontos, mais dois que o FC Porto B, primeiro conjunto em situação de despromoção automática.
