Mais

Liga 2: Tondela campeão (0-2), Alverca sobe (2-1), Vizela vai ao play-off (1-2)

Adeptos do Tondela celebram
Adeptos do Tondela celebramCD Tondela
Numa última jornada cheia de emoção e reviravoltas, o Tondela conquistou o título da Liga 2 com uma vitória sobre a UD Leiria, o Alverca garantiu a segunda vaga de acesso direto à Liga, e o Vizela, apesar de vencer o Marítimo, terá de disputar o play-off de subida.

Leiria 0-2 Tondela

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

O Tondela está de volta ao principal escalão do futebol português, três anos após a descida, graças a uma vitória suada por 0-1 frente à União de Leiria, num jogo marcado por muito sofrimento, grandes intervenções de Bernardo Fontes e um golo decisivo já perto do fim.

A equipa beirã foi sendo empurrada para o seu meio-campo durante grande parte da primeira parte, com o guarda-redes Bernardo Fontes em destaque na baliza ao negar sucessivas tentativas de Juan Muñoz e Chrystopher Ribeiro. Apesar de algumas aproximações perigosas, como o remate de António Xavier aos 9 minutos e a oportunidade de Pedro Maranhão aos 45+2', o Tondela foi resistindo à pressão intensa do adversário.

O segundo tempo começou com mais do mesmo, e Bernardo Fontes voltou a brilhar ao evitar o golo num remate inesperado de Muñoz quase do meio-campo. Ainda assim, aos 65 minutos, o Tondela reclamou grande penalidade quando Talocha caiu na área após passar Kieszek, mas o árbitro mandou seguir. Pouco depois, foi o guarda-redes do Leiria a destacar-se, ao travar um disparo de Ceitil.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Numa altura em que os resultados ditavam o Alverca como campeão, o Vizela na segunda posição e o Tondela a caminho do play-off, eis que, aos 84 minutos, tudo mudou. Num contra-ataque fulminante, Roberto arrancou em velocidade e serviu Miro, que finalizou com frieza e selou o 0-1, garantindo o regresso dos beirões à Liga.

Aos 90+4, Roberto confirmou o triunfo auriverde.

Três anos depois da descida, o clube beirão consuma assim o regresso ao convívio dos grandes, numa campanha que espelha a resiliência e a organização de um projeto sólido liderado pelo presidente Gilberto Coimbra. De clube regional a presença habitual nas grandes decisões do futebol nacional, o Tondela prova que, com trabalho e ambição, tudo é impossível... até acontecer!

Alverca 2-1 Portimonense

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

O Alverca acompanha o Tondela na subida. 21 anos depois da última presença no principal escalão do futebol português, a equipa ribatejana confirmou este sábado a promoção ao vencer o Portimonense por 2-0, aproveitando a expulsão precoce de um adversário e dominando o encontro do início ao fim. Um feito histórico para um clube que, há menos de uma década, competia nas distritais.

A depender apenas de si para celebrar a subida, o Alverca viu o caminho facilitar-se logo aos 10 minutos, quando Alemão recebeu o segundo cartão amarelo por falta sobre Brenner, deixando o adversário reduzido a dez. Cinco minutos depois, os ribatejanos aproveitaram a superioridade numérica para abirem o marcador: Carter obrigou Maycon Cleiton a uma defesa apertada e, na recarga, David Bruno atirou para o 1-0, colocando o Alverca com um pé na Liga.

A primeira parte foi de sentido único, com Carter ainda perto de ampliar aos 34 minutos, num remate que exigiu nova grande intervenção do guarda-redes dos algarvios. O segundo golo do Alverca acabaria por surgir na segunda parte com alguma naturalidade, aos 63 minutos, na sequência de um lance de bola parada: Carter rematou e Fernando Varela apareceu no sítio certo para desviar com sucesso e confirmar o triunfo.

O apito final deu início a uma festa há muito sonhada. Após dificuldades financeiras que levaram o clube à queda para os distritais em 2005, o Alverca renasceu a partir de 2017, quando subiu da Pro-Nacional da AF Lisboa para os campeonatos nacionais. Em 2023/24 conquistou o título da Liga 3 e, agora, sela a subida ao escalão máximo do futebol português.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Marítimo 1-2 Vizela

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

O Vizela cumpriu a sua parte e venceu o Marítimo por 1-2, num jogo de grande intensidade e emoção, mas os resultados dos adversários diretos ditaram um desfecho agridoce: os minhotos vão disputar o play-off de acesso à Liga.

Os madeirenses entraram melhor e abriram o marcador aos 12 minutos, por intermédio de Ibrahima Guirassy, que finalizou sem hipótese para o guarda-redes vizelense. A equipa da casa reagiu e, depois de um remate ao poste de Heinz Mörschel e uma grande defesa de Tabuaço, chegou ao empate num lance infeliz: Afonso Freitas desviou para a própria baliza após um cruzamento tenso de Theo (45+1’).

A reviravolta quase aconteceu aos 56 minutos, mas Tabuaço travou uma bomba de Damien Loppy com uma defesa de elevado grau de dificuldade. O golo da vitória acabaria por surgir aos 70 minutos, na conversão de uma grande penalidade cometida por Ibrahima. Mörschel não desperdiçou e fez o 1-2, apesar de Tabuaço ainda adivinhar o lado.

Apesar do triunfo, a conjugação dos resultados nos outros jogos atirou o Vizela para o terceiro lugar da fase de apuramento, obrigando os minhotos a disputar o play-off de subida. O sonho da Liga continua vivo, mas com mais duas finais por vencer.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore