Leixões 0-1 Tondela

A 25.ª jornada da Liga 2 acabou com duas equipas pressionadas, por motivos muito diferentes. Sem vencer em 2025 (quatro derrotas e cinco empates), o Leixões estava em queda e encontrava-se agora perigosamente perto da zona de descida, enquanto o Tondela tinha perdido o primeiro lugar para o Penafiel com o decorrer da jornada.
E a pressão leva a erros, que foi o que aconteceu logo aos cinco minutos. Num canto de Costinha, Simãozinho segurou Ricardo Alves e foi assinalado penálti. Após uma longa revisão do VAR, o lance manteve-se e Costinha foi chamado a cobrar o castigo máximo, numa marca completamente inundada. Não atrapalhou o médio que colocou a bola no fundo das redes.
Em vantagem, o Tondela esteve quase sempre por cima da partida e mais perto da baliza de Dani Figueira. Bernardo foi um espectador mais tranquilo na noite chuvosa de Matosinhos e só na ponta final foi forçado a uma defesa mais atenta para manter a baliza inviolada.
Contas feitas, o Tondela está no primeiro lugar com 45 pontos, mais dois que o Tondela e três que o Alverca, primeira equipa fora dos dois lugares de apuramento direto. Já o Leixões ocupa o 14.º lugar, com 27 pontos, mais cinco que o FC Porto B, em zona de play-off de manutenção.
