Mais

Liga 2: FC Porto B derrota Oliveirense (2-1), Marítimo empata Benfica B (1-1), Tondela lidera (2-1)

Atualizado
Estádio João Cardoso, casa do novo líder da Liga 2
Estádio João Cardoso, casa do novo líder da Liga 2CD Tondela
O encontro entre Penafiel e Mafra terminou empatado a uma bola, num jogo marcado pelas longas intervenções do VAR, que prolongaram a partida e ditaram o resultado final. O Tondela aproveitou da melhor forma o empate do Penafiel e subiu à liderança da Liga 2, depois de vencer o Paços de Ferreira por 2-1, no Estádio João Cardoso. O Marítimo voltou a tropeçar e empatou 1-1 na receção ao Benfica B, que falhou a oportunidade de igualar o líder Tondela. O FC Porto B derrotou a Oliveirense, por 2-1, num jogo que foi decidido com um golo do central portista Gabi no último minuto.

FC Porto 2-1 Oliveirense

O jogo, que opôs os dois últimos classificados, esteve indefinido até ao momento em que Candé ameaçou a baliza da Oliveirense aos 21 minutos, o ala portista Angel Alarcón rematou forte e Arthur defendeu a dois tempos aos 28 e o FC Porto B começava a ter mais bola e iniciativa e a ser mais perigoso. 

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

O 1-0 aconteceu aos 36 minutos, nessa fase de maior ascendente portista, e depois de um cruzamento da direita do lateral Dinis Rodrigues a que Filipe Silva deu seguimento com um bom cabeceamento.

A Oliveirense mostrou pela pouca ambição durante quase toda a primeira parte, mas regressou do intervalo com uma atitude muito mais proativa e de olhos postos na baliza adversária em busca da igualdade. Em situação aflitiva na classificação, os visitantes começaram então a procurar o golo e conseguiram-no num lance em que João Silva, na faixa esquerda, acreditou até ao fim e, embora pressionado por um adversário, chutou quase sobre a linha de fundo, fazendo com que a bola batesse no poste mais distante e entrasse na baliza.

O golo foi um prémio para a ambição que a equipa de Filipe Rocha demonstrou na segunda parte, com três substituições logo aos 46 minutos, e que deixou o FC Porto B desconfortável. Os dragões voltaram com grande perigo à baliza adversária aos 84 minutos, depois de um cruzamento da direita de Dinis Rodrigues a que Gil Martins acorreu rematando de cabeça, levando a bola a embater na barra da baliza de Arthur antes de sair.

A Oliveirense não se intimidou e esteve perto do segundo golo aos 87 minutos, num lance em que o jovem japonês Tomoya, de 18 anos, que substituíra o seu compatriota Kotharo, de 19, rematou de primeira e Gonçalo Ribeiro evitou o golo com uma grande defesa.

Dois minutos volvidos, Candeias forçou Gonçalo Ribeiro a nova grande defesa, para canto, e foi já aos 90+3 que Gabi resolveu o jogo a favor do FC Porto, com um golo de cabeça após um livre frontal que a defesa da Oliveirense defendeu mal. O FC Porto subiu do 17.º posto para o 15.ª, somando agora 12 pontos, e a Oliveirense mantém-se na última posição, com seis.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Marítimo 1-1 Benfica B

A partida começou equilibrada, com Hugo Félix a efetuar o primeiro remate, aos seis minutos, tendo a turma da casa respondido pouco depois (11), com Carlos Daniel a obrigar André Gomes a uma boa intervenção.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

Depois de um início mais expectante, o conjunto às ordens de Nélson Veríssimo abriu o marcador na sequência de um cruzamento milimétrico de Hugo Félix, que encontrou Nuno Félix no coração da área, para inaugurar o marcador.

Pelos maritimistas, Pedro Silva foi sempre o mais inconformado ao longo da primeira parte, tendo visado a baliza do Benfica B em três ocasiões, aos 14, 27 e 41 minutos, mas sempre sem a melhor direção.

Em desvantagem no marcador, o leão do Almirante Reis entrou melhor na segunda metade, com mais iniciativa, mas a primeira grande oportunidade pertenceu ao Benfica B, por João Veloso, que falhou isolado perante Samu Silva, que fez a defesa da tarde. Na última meia hora, o ritmo da partida baixou consideravelmente, com inúmeras interrupções e quezílias entre jogadores, o que dificultou a missão do Marítimo, incapaz de ter fio de jogo.

Aos 86 minutos, na fase de maior aperto, o recém-entrado Martim Tavares, livre de marcação, cabeceou para o fundo das redes à guarda de André Gomes, para fazer o empate.

Dentro do período de compensação, Martim Tavares esteve novamente em evidência, com um remate que bateu com estrondo na barra, mas o resultado não sofreu mais alterações.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Tondela 2-1 Paços de Ferreira

Motivada pelo resultado da manhã de domingo, o Tondela entrou com tudo e chegou ao golo inaugural logo aos dois minutos, na sequência de um livre desviado por João Afonso e finalizado pela cabeça de Cícero (2').

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

O Paços de Ferreira deu uma boa réplica e depois de ameaçar o empate por Pavlic acabou mesmo por chegar ao 1-1, com golo de Costinha (11'), que apareceu ao segundo poste após boa assistência de Rui Fonte.

A partida ganhou mais motivos de interesse, com Pavlic e João Afonso a obrigarem os dois guarda-redes a fazer boas intervenções, mas o sinal mais voltou a pertencer à equipa da casa.

Depois do domínio e de nova entrada forte para o segundo tempo, o capitão Ricardo Alves teve cabeça para fazer, aos 80', o golo da vitória que deixa o Tondela na liderança da Liga 2.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Penafiel 1-1 Mafra

O Penafiel ficou com a liderança da Liga 2 em risco depois de empatar com o Mafra, que por outro lado sai da zona de despromoção depois deste resultado. As três equipas começaram desde cedo a mexer com o jogo. Referimo-nos ao Penafiel, que conquistou um penálti logo aos três minutos, por falta de Passi, jogador do Mafra, e, claro, à equipa de arbitragem, com o VAR como grande protagonista.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

Gabriel Barbosa, depois de uma espera de três minutos, acabou por atirar ao lado desde a marca dos 11 metros, mas redimiu-se logo aos 12 minutos, ao deslizar pela pequena área para responder ao cruzamento de João Silva para fazer o 1-0.

A reação do Mafra também não se fez esperar e numa manhã intensa em Penafiel o golo surgiu através da classe de Stanley Iheanacho, que colocou a bola por cima da Baldé para fazer o 1-1 aos 21 minutos.

A segunda parte trouxe de volta as emoções fortes ao Estádio Municipal 25 de abril e é caso para dizer que ninguém se ficou a rir. Com uma pausa de cinco minutos e auxílio do VAR, Marcos Brasão anulou a reviravolta de Maiga (54'), por fora de jogo posicional, mas foi já nos descontos que o Penafiel sentiu a mesma dor. 

O 2-1 surgiu aos 90'+3, quando já tinham sido dados mais 10 minutos de descontos, mas nova análise demorada detetou a tentativa de André Silva, que estava em posição irregular e influenciou a jogada. Do desespero, o Penafiel quase celebrou aos 90'+13, quando Zé Leite acertou com estrondo na barra da baliza de Fraisl, mas este era um jogo destinado a terminar empatado.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore