Tondela 2-2 Torreense

Jogo grande em Tondela, com duas equipas com legítimas ambições de subirem. Os beirões, líderes, receberam o Torreense, oitavo classificado, e a partida confirmou a emoção que prometia.
Depois de ter ameaçado, Talocha (25’) encontrou mesmo o fundo das redes com um remate à entrada da área, na sequência deu uma bola parada que não foi resolvida. Em desvantagem ao intervalo, o Torreense conseguiu empatar logo após o intervalo, com Nuno Cunha a cortar a bola com o braço e Juan Balanta (50’) a converter o penálti.
A resposta não se fez esperar e no lance seguinte, Miro (51’) aproveitou novo corte incompleto para deixar o Tondela em vantagem. Os beirões ainda tiveram um lance de penálti assinalado, que foi revertido com recurso ao VAR e que falta veio a fazer. Pois aos 90, Dany Jean aproveitou um cruzamento de Mathys Jean-Marie para deixar tudo igual.
Contas feitas, o Tondela está no primeiro lugar com 42 pontos, os mesmos do Alverca e mais dois que o Penafiel (menos um jogo). Já o Torreense está no sétimo posto, com 36 pontos, a quatro do play-off de subida.

Alverca 2-0 Mafra

Duelo de opostos no Ribatejo. Depois da subida à Liga 3, o Alverca encontra-se no topo da segunda divisão e com o sonho de subir ao primeiro escalão, enquanto o Mafra procura fugir ao último lugar e segurar-se na Liga 2.
No regresso a casa que tem sido uma verdadeira fortaleza (seis vitórias, quatro empates e uma derrota em 11 jogos), o Alverca pareceu algo apático, mas conseguiu chegar à vantagem, quando Anthony Carter (23’) aproveitou uma bola perdida na área para rematar para o fundo das redes e fazer o 13.º golo na Liga 2, onde é o melhor marcador destacado.
No segundo tempo, o Mafra de Paulo Alves ainda tentou responder, com Bryan Rochez a ser lançado ao intervalo e a mexer com a partida, mas o empate nunca chegou. Foi sim, o Alverca a dilatar a vantagem quando Lucas Gabriel travou João Marcos na área e foi expulso, com o próprio jogador ribatejano a converter o penálti aos 90+6 minutos.
O Mafra é último classificado com 17 pontos, a oito do Marítimo, primeira equipa acima da zona de despromoção, enquanto o Alverca subiu à segunda posição com 42 pontos, mais dois que o Penafiel e está em zona de subida direta.

Académico Viseu 0-0 Felgueiras

Duelo histórico em Viseu. Na 24.ª jornada da Liga 2, o Felgueiras deslocou-se pela primeira vez à cidade de Viriato para defrontar o Académico. Um encontro entre duas equipas separadas por quatro pontos na tabela.
A partida não foi particularmente mexida em torno das balizas, com a maior parte da ação a ser no meio-campo (em conjunto, as duas equipas fizeram apenas sete remates) e o momento de maior emoção ficou reservado para os instantes finais.
Aos 83’, João Santos caiu na área num lance com Paulinho. O árbitro Marcos Brazão assinalou penálti, mas após uma longa revisão do VAR – onde se tentou perceber se a bola dominada por Landinho tinha saído num primeiro instante e depois se havia mesmo falta – o castigo máximo acabou por ser revertido para frustração dos visitantes (Agostinho Bento acabou mesmo por ser expulso).
No final, um nulo acabou por imperar, mais penalizador para o Académico Viseu,10.º classificado com 33 pontos e que não conseguiu reduzir a distância de seis pontos em relação à zona de subida. Já o Felgueiras está na 11.ª posição com 29 pontos.
