Liga 2: Vizela empata (1-1) FC Porto B afunda Farense (2-3), Académico vence Torrense (1-0), Felgueiras triunfa (1-0)

Atualizado
Duelo intenso no Fontelo
Duelo intenso no FonteloSCU Torreense

Com objetivos diferentes na tabela, Vizela e Portimonense somaram um empate que não deixou ninguém satisfeito. Mateus Mide, campeão do mundo sub-17, foi o herói do FC Porto B na vitória diante do Farense. Num duelo intenso no Fontelo, o Académico bateu o Torreense e firmou-se cada vez mais no segundo lugar, num jogo em que os ânimos aqueceram e existiram três expulsões. Chaves somou o quinto jogo consecutivo sem vencer (quatro derrotas e um empate) e pode ver os lugares de subida a fugir depois de falhar penálti. Felgueiras regressou aos triunfos na 20.ª jornada da Liga 2.

Vizela 1-1 Portimonense

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Com objetivos diametralmente opostos na tabela classificativa, Vizela e Portimonense defrontaram-se no Minho, na procura de regressar aos triunfos. E o que é certo é que ninguém sorriu.

O primeiro sinal de aviso foi do Portimonense, com João Reis a atirar à barra. Depois de terem visto um penálti anulado, os algarvios ficaram ainda mais desconsolados quando Thio (41’) deixou o Vizela na frente.

No segundo tempo, o Portimonense conseguiu o empate perto do regresso do intervalo. Tamble Monteiro (52’) cobrou um penálti e deixou tudo igual, lançando um resto de etapa complementar aberto, com ambos os conjuntos em busca do golo que não chegou.

O empate não satisfaz Vizela, quarto com 29 pontos, os mesmos do Torrense, em zona de play-off de subida, nem Portimomense, 13.º com 23 pontos, mais um que o Leixões, em zona de play-off de manutenção.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Farense 2-3 FC Porto B

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

A precisar de pontos para fugir aos lugares de descida, o Farense recebeu o FC Porto B, na 20.ª jornada da Liga 2. E os algarvios confirmaram o estatuto de uam das piores equipas a jogar em casa nesta temporada.

A partida começou animada e o FC Porto B adiantou-se logo aos 20 minutos por intermédio de Gonçalo Sousa que aproveitou um corte errado de D’Arella. Logo de seguida, Leonardo Vonic fez o segundo dos jovens dragões, com um belo remate.

Rui Costa (38’) reduziu para o Farense e deu alguma experiência aos algarvios, que alcançaram o empate no segundo tempo, com Toni Herrero (66’) a aproveitar um corte incompleto para empatar a partida.

Foi já à entrada dos 10 minutos finais que Mateus Mide, campeão mundial sub-17, estreou-se a marcar na Liga 2 e deu os três pontos aos azuis e brancos.

Com este resultado, o FC Porto B subiu ao 10.º posto com 27 pontos, em igualdade com Chaves, Feirense e Felgueiras. O Farense é 17.º com 21 pontos, a um do Leixões, primeira equipa fora da zona de despromoção.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Académico Viseu 1-0 Torrense

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

O Estádio do Fontelo acolheu um duelo entre duas equipas de olhos postos na subida. O Académico Viseu, segundo classificado, recebeu o Torreense, quarto, num duelo que com implicações diretas em quem vai subir ao primeiro escalão.

Ajuda a explicar a entrada forte das duas equipas, mas que apenas os anfitriões conseguiram capitalizar. Aos 32’, na sequência de um livre lateral, Kahraman colocou a bola na área, Álvaro Zamora desviou ao primeiro poste e João Guilherme surgiu, oportuno, ao segundo para colocar a bola no fundo das redes.

Foi um primeiro momento de frisson numa primeira parte que terminou em polémica. Aos 41’, Dany Jean pontapeou a bola contra o banco do Académico, na sequência de um lançamento, frustrado com mais um esférico que tinha aparecido em campo. Seguiu-se o caos. Membros das duas equipas envolveram-se em confusão, a partida demorou quase 10 minutos a ser retomada e quando foi, Musa Drameh (Torreense) e Pedro Barcelos (Académico) foram expulsos.

Momento feio a terminar os primeiros 45 minutos e que custa a Dany Jean e Dramé a participação no duelo com o Fafe, da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

No segundo tempo, o Académico aproveitou a vantagem numérica e esteve quase sempre no controlo da partida, ficando mais perto de dilatar a vantagem, do que sofrer o empate.

Contas feitas, o Académico é segundo com 35 pontos, a cinco do líder Marítimo e com mais seis que o Torreense, em zona de play-off de subida.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Felgueiras 1-0 Chaves

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Duas equipas a atravessar um momento menos positivo, Felgueiras e Chaves defrontaram-se este sábado na 20.ª jornada da Liga 2. Os anfitriões ainda só tinham uma vez em 2026, enquanto os flavienses procuravam o primeiro triunfo em mais de um mês.

Aproveitando o factor casa, o Felgueiras começou melhor. Depois de Tiago Leite ter acertado no poste e nas costas de Gudzulic para sair, Lucas Duarte teve melhor pontaria. Aos 41 minutos, na sequência de um canto, Landinho lançou uma bola para a área com Lucas Duarte a aparecer ao segundo poste para marcar.

O segundo tempo manteve a toada ofensiva do Felgueiras, mas a melhor oportunidade acabou por pertencer ao Chaves. Numa arrancada individual, Robyn Esajas não olhou para a área e tentou o remate que passou por Scheibig mas acertou no poste. Guarda-redes que se tornou herói já no final, aos 90+8', quando parou o penálti de Roberto a castigar falta de Rivas.

Contas feitas, o Felgueiras subiu ao oitavo lugar com 27 pontos, os mesmos do Chaves, que é nono. As duas equipas estão a dois pontos do Torreense, em zona de play-off, sendo que os homens de Torres Vedras ainda vão jogar nesta ronda.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform