Mais

Liga 2: Vizela entra no pódio (2-1), Leixões bate FC Porto B (0-1), UD Leiria dá a volta ao Mafra (3-1), Tondela vence Benfica B (2-1)

Atualizado
Morschel celebra pelo Vizela
Morschel celebra pelo VizelaVizela
O Tondela aproveitou da melhor forma a derrota do Penafiel e o empate do Alverca frente ao Torreense para reforçar a liderança da tabela classificativa, fruto de uma vitória caseira este domingo diante da equipa B do Benfica (2-1), em encontro da 26.ª jornada da Liga 2. Mais tarde, a UD Leiria recebeu e venceu o Mafra (3-1), ao passo que o Leixões venceu na visita ao FC Porto B (0-1). O Vizela bateu o Paços de Ferreira e chegou ao terceiro lugar.

Vizela 2-1 Paços de Ferreira

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Última equipa da frente a entrar em ação, o Vizela sabia que um triunfo significava a chegada a um lugar de play-off. E não desperdiçou diante do Paços de Ferreira.

Heinz Mörschel acabou por ser a grande figura da partida. Inaugurou o marcador antes do intervalo (45’). No segundo tempo, Costinha (47’) ainda empatou para os castores, mas o avançado dominicano voltou a destacar-se ao bisar da marca de grande penalidade (56’) e garantir que os três pontos ficavam em casa.

Contas feitas, o Vizela está no terceiro lugar com 44 pontos, os mesmos do Chaves e a oito do Tondela. Já o Paços de Ferreira ocupa o 15.º posto e tem uma vantagem de cinco pontos em relação ao FC Porto B, que está em zona de play-off de manunteção.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

FC Porto B 0-1 Leixões

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

Depois de uma série de cinco empates e quatro derrotas, José Mota conseguiu finalmente conquistar a sua primeira vitória como treinador do Leixões, ao vencer no jogo deste fim de semana. A equipa do Matosinhos impôs-se num encontro repleto de emoção e muita luta, garantindo três pontos cruciais na luta pela permanência na Liga 2.

A partida começou com uma boa oportunidade para o Leixões logo aos 8 minutos. Bica, jovem emprestado pelo Vitória SC, fez um remate perigoso, mas viu Samuel Portugal, guarda-redes adversário, evitar o golo com uma defesa atenta. No entanto, o Leixões não demorou a abrir mesmo o  marcador. Aos 15 minutos, Ricardo Valente, assistido por Bica, abriu o ativo.

O jogo continuou animado, e aos 21 minutos, o FC Porto B esteve perto de empatar. Gil Martins fez um remate poderoso que acertou em cheio no poste, sem sorte para a equipa visitante. Aos 26 minutos, foi a vez de José Bica tentar a sorte novamente, mas o seu remate foi caprichosamente à barra.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Na segunda parte, o jogo tornou-se mais equilibrado e difícil de controlar, mas o Leixões manteve-se firme na defesa e não deixou escapar os três pontos. Com esta vitória, a equipa de José Mota dá um passo importante para se afastar da zona de despromoção e mantém viva a esperança de se manter na competição.

UD Leiria 3-1 Mafra

Os onzes iniciais
Os onzes iniciaisFlashscore

O encontro começou de forma intensa, com o Mafra a inaugurar o marcador logo aos 6 minutos. Djé Béni cruzou para a área e Bryan Róchez aproveitou a oportunidade para bater o guarda-redes adversário e colocar a sua equipa em vantagem. A resposta da UD Leiria surgiu aos 14 minutos, quando Juan Muñoz rematou dentro da área, mas sem a direção desejada. No entanto, o árbitro assinalou grande penalidade num lance controverso, sem se perceber claramente de onde veio a infração do Mafra. O avançado espanhol não desperdiçou da marca dos onze metros e restabeleceu a igualdade.

O equilíbrio persistiu até aos 77 minutos, quando Kauê Alves viu o cartão vermelho por puxar um adversário dentro da área, numa tentativa de impedir um golo iminente. A UD Leiria beneficiou assim de nova grande penalidade, que Juan Muñoz converteu com sucesso, colocando a sua equipa em vantagem.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Nos descontos, aos 90+1 minutos, Juan Muñoz confirmou a vitória e o seu hat-trick com mais um golo, selando o resultado final em 3-1.

Tondela 2-1 Benfica B

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

O treinador dos beirões, Luís Pinto, repetiu o onze inicial que utilizou na jornada anterior em Matosinhos, demonstrando confiança na sua equipa para manter a boa forma.

O jogo começou com um Tondela à sua imagem - dominador e a criar perigo desde cedo. Aos 11 minutos, Tiago Manso obrigou o guarda-redes André Gomes a uma defesa espetacular, com a bola ainda a embater na barra. Seis minutos depois, numa transição rápida dos beirões, Miro cruzou da esquerda para novo remate de Tiago Manso, mas André Gomes voltou a responder com uma excelente intervenção.

Depois de tanta insistência e perante um Benfica B inoperante em termos ofensivos, o Tondela chegou ao golo, aos 20 mnutos, através de uma bela jogada coletiva. Costinha, pelo centro, serviu Talocha na ala esquerda, que cruzou com precisão para a finalização certeira de António Xavier. O camisola 7 dos auriveredes esteve novamente em destaque aos 26 minutos, quando rematou com perigo, mas André Gomes negou-lhe o segundo golo.

No segundo tempo, o Tondela manteve o controlo do jogo, mas sofreu um contratempo aos 57 minutos com a saída forçada de António Xavier devido a lesão. Ainda assim, a equipa continuou dominadora até aos 79 minutos, altura em que, contra a corrente do jogo, Diogo Prioste, num remate fortíssimo na sequência de um livre lateral, surpreendeu tudo e todos, restabelecendo a igualdade para os encarnados.

As principais estatística da partida
As principais estatística da partidaFlashscore

O golo galvanizou os "bês" encarnados, que cresceram na partida e chegaram mesmo a ameaçar o segundo tento. No entanto, Bernardo respondeu à altura e travou as investidas do adversário. Ainda assim, movido pela força dos mais de dois mil adeptos presentes no Estádio João Cardoso, o Tondela não se deixou abalar e, aos 88 minutos, Miro atirou para mais uma excelente defesa do jovem André Gomes, e, na recarga, não perdoou e colocou novamente os auriverdes em vantagem.

Aos 90+2', Bernardo teve ainda de negar um remate de João Rego, numa reta final de jogo, marcada por 11 minutos de descontos, que foi de enorme tensão, especialmente para os adeptos da equipa da casa, que ainda assim acabariam por ver a sua equipa garantir os três pontos.

Com este triunfo, o Tondela soma agora 48 pontos, aumentando a vantagem para quatro pontos sobre o segundo classificado e cinco sobre o terceiro e quarto lugares. A equipa de Luís Pinto reforça assim a sua candidatura à subida de divisão.