Barcelos conta com experiência em vários emblemas nacionais, incluindo o Louletano DC e o CD Mafra, onde esteve durante quatro épocas e chegou a envergar a braçadeira de capitão. Soma 89 jogos na Liga 2.
Esta mudança representa um regresso à Europa, depois da sua única experiência na América do Sul. Em declarações aos meios oficiais do Académico, o defesa revelou que a ligação ao clube não é de agora:
"Eu e o Académico já temos uma ligação de alguns anos. Quando cheguei do Brasil, há uns 12 anos, Viseu foi a primeira cidade que visitei. O meu segundo jogo profissional foi contra o Académico e o meu primeiro golo também. Acho que já era um caso de amor, que só estava à espera do momento certo. Sinto-me em casa e só tenho de agradecer ao mister e ao staff. Estou bastante feliz", assumiu.
Barcelos destacou ainda o seu perfil combativo e o compromisso com os objetivos do clube: "Sou um jogador muito aguerrido, não correr é inegociável. Tento sempre ajudar os meus companheiros, e o mais importante é o Académico atingir os seus objetivos durante a época."