Doutorado em Ciências do Desporto, o novo treinador dos "bês" minhotos traz consigo uma sólida bagagem profissional que começou aos 24 anos, como treinador-adjunto no Beira-Mar. Ao longo de oito anos desempenhou esse papel em clubes da Liga e Liga 2.
"O que me levou a aceitar o convite do SC Braga foi o projeto e a estrutura do clube, assim como a competência e ambição das pessoas que lideram. Além disso, entusiasma-me a possibilidade de trabalhar num contexto de equipa B com o intuito de otimizar e potenciar o talento de jovens jogadores", disse Simão Freitas, em declarações aos canais oficiais do conjunto bracarense.
“O trabalho já começou. Já analisei todos os jogos da época passada da equipa B e dos Sub-23, bem como já estão feitos os programas de desenvolvimento e otimização individual e coletivo para todos os jogadores que vão fazer parte da equipa. Agora estou com muita vontade de iniciar o trabalho de campo", acrescentou.
"Promover a qualidade dos jogadores do SC Braga é o objetivo fundamental. Queremos otimizar e maximizar o talento individual de cada um dos nossos jogadores para que num futuro próximo possam jogar com regularidade na nossa equipa A. Contudo, não podemos esquecer que o futebol é um desporto de natureza coletiva e só haverá desenvolvimento individual se juntos construirmos um talento coletivo", rematou.
Nos últimos nove anos, esteve ligado ao Shandong Taishan, uma das principais equipas chinesas, onde acumulou diversas funções. Iniciou o percurso como treinador principal das equipas Sub-21 e de elite, antes de assumir o cargo de diretor técnico geral do clube. Nesse período, foi responsável pela conquista de 11 títulos nacionais. Pelo meio teve uma experiência no Brasil.
A sua equipa técnica no SC Braga B será composta por André Pinto, Ricardo Nobre e Rui Fonte, como treinadores-adjuntos, Rui Rego, treinador de guarda-redes, e Rafael Pessoa, fisiologista.