Mais

PSP reforça apelo ao público para evitar pirotecnia em eventos desportivos

PSP reforça apelo ao público para evitar pirotecnia em eventos desportivos
PSP reforça apelo ao público para evitar pirotecnia em eventos desportivosLUIS BRANCA/LUSA

Os perigos da utilização irregular de artefactos pirotécnicos voltaram esta sexta-feira a ser advertidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que espera comportamentos responsáveis e respeitadores do público em eventos desportivos na temporada 2025/26.

Preocupa à PSP todo e qualquer ato violento ou comportamento inadequado, em especial o uso de pirotecnia. Sabemos que se trata de um fenómeno que não é exclusivo da realidade nacional, assumindo-se como uma problemática de dimensão europeia. O uso de artigos de pirotecnia tem aumentado, facto que nos preocupa pela perigosidade que estes artigos representam, tanto em danos que podem provocar na natureza (incêndio e/ou poluição) e em infraestruturas (viaturas, imóveis, etc.), como pelo potencial de risco e perigosidade (para a saúde e integridade física)”, lê-se em comunicado divulgado pela PSP, horas antes do início da 92.ª edição da Liga Portugal.

De acordo com o último Relatório de Análise da Violência associada ao Desporto (RAViD), o Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) registou 8.879 incidentes em espetáculos desportivos em 2023/24, dos quais 5.673 corresponderam ao uso ou deflagração de pirotecnia (63,9%), cujo crescimento é justificado por vários fatores.

A normalização social desse fenómeno é uma das razões elencadas pela PSP, além do uso indiscriminado durante festejos, da facilidade de acesso através de canais de venda digitais e da ocultação no corpo aquando da entrada em recintos desportivos, do desconhecimento da sua perigosidade, da criação de pressão na zona das revistas e da motivação dos grupos organizados de adeptos (GOA) na sua introdução e deflagração.

A PSP vincou a importância do cumprimento das indicações e orientações dos polícias e dos assistentes de recintos desportivos (ARD), “evitando comportamentos suscetíveis de comprometer a segurança ou o bom ambiente dos eventos, tais como o uso de pirotecnia, os atos de violência ou o desrespeito pelas regras e regulamentos dos estádios”.

A PSP continua a apelar ao fair play e à promoção de um ambiente seguro, protegido e acolhedor em todos os eventos, salientando que todos devemos pugnar e dizer não à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância em todo e qualquer ambiente, incluindo em contexto desportivo”, observou.

Para garantia da segurança de todos em eventos desportivos, a PSP exortou o público a promover o respeito mútuo com adversários, árbitros, jogadores e outros espetadores, independentemente do resultado do jogo, a evitar provocações ou insultos e a demonstrar comportamentos exemplares, sobretudo por parte dos pais e acompanhantes de menores.

O consumo responsável de álcool, a celebração com moderação e a colaboração com as autoridades são outras indicações deixadas, sendo que os adeptos devem reportar de imediato à PSP e/ou aos ARD qualquer conduta suspeita ou violenta.

O bicampeão nacional Sporting visita o Casa Pia às 20:15, no Estádio Municipal de Rio Maior, na partida inaugural da edição 2025/26 da I Liga, sob arbitragem de Gustavo Correia, da associação do Porto.