No último jogo, frente ao Benfica B, a contar para a 26.ª jornada da Liga 2, foi dele o cruzamento que originou o primeiro golo tondelense, na vitória por 2-1.
Com a assistência frente aos encarnados, Talocha tornou-se no jogador de 35 ou mais anos com mais passes para golo nesta edição da Liga 2, igualando Antunes, do Paços de Ferreira. O experiente lateral do Tondela não só se destaca no capítulo das assistências, como também no das finalizações: com três golos apontados, é o segundo melhor marcador da competição entre os veteranos, apenas atrás do companheiro de equipa e avançado, Roberto (36 anos).

O momento de forma atual contrasta com as suas épocas anteriores, nas quais nunca teve tanta influência direta em golos. O seu recorde anterior datava de 2014/15, quando marcou por seis ocasiões no Vizela, na altura no Campeonato de Portugal.
Esta época, a sua contribuição tem sido mais diversificada, e essa versatilidade valeu-lhe o prémio da Liga Portugal de Defesa do Mês em novembro.
"Quero sempre ajudar a equipa tanto com golos como assistências, mas esta época está a superar as expectativas, talvez devido à posição um pouco diferente", afirma Talocha.
"Espero poder ajudar mais um pouco até ao final da época", finaliza.
Com passagens por clubes como Famalicão, Vizela, Boavista, Gil Vicente e Farense, e experiências internacionais no Atromitos, da Grécia, e no Riga, da Letónia — onde conquistou o campeonato nacional em 2020 —, Talocha dá experiência e solidez à equipa beirã.
Agora, com o Tondela a liderar a Liga 2, com 48 pontos, o lateral esquerdo prova que a idade é apenas um número e que o desempenho que demonstra em campo é o que, de facto, conta.
