A consagração do capitão no adeus da Liga: SC Braga vence Paços de Ferreira (3-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A consagração do capitão no adeus da Liga: SC Braga vence Paços de Ferreira (3-0)
Ricardo Horta marcou e assistiu
Ricardo Horta marcou e assistiu
Opta by Stats Perform, LUSA
Ricardo Horta foi a grande figura no último jogo da edição 2022/23 da Liga. Numa partida sem nada para disputar a não ser o orgulho e três pontos, o SC Braga conseguiu um triunfo robusto (3-0) sobre um já despromovido Paços de Ferreira. Minhotos arrancam a próxima época na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, castores vão regressar agora ao segundo escalão.

Espaço para todos

O ambiente era de descontração em Braga. As duas equipas sabiam que não podiam andar nem para cima, nem para baixo na tabela e isso refletiu-se nas escolhas dos treinadores para a partida.

Tiago Sá (que acabou rendido por Lukas Hornicek), Joe Mendes, Álvaro Djaló e Pizzi foram titulares no SC Braga, que contou com o regresso de Al Musrati, após lesão. José Oliveira, Tiago Ribeiro e Mauro Couto foram lançados no onze do Paços de Ferreira.

As notas dos jogadores
Flashscore

Uma última demonstração

Garantido o terceiro lugar da Liga e a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o SC Braga aproveitou o último jogo em casa para mostrar os últimos laivos do segundo ataque mais concretizador do campeonato.

Bruma foi o primeiro a dar sinal, com um slalom a passar por vários adversários que só não resultou em festa por manifesto infortúnio, já que a bola passou pelo guardião dos castores, mas embateu no poste e saiu.

Não foi à primeira, foi à segunda. No minuto seguinte, em mais uma jogada construída pela esquerda, o SC Braga chegou ao golo. Numa jogada que contou com toda a qualidade técnica de Ricardo Horta dentro da área, foi Álvaro Djaló (8 minutos) o mais expedito a rematar para o fundo das redes e motivou o primeiro momento de festa.

21 minutos depois chegou o segundo, e por aquela que é a grande figura do clube na atualidade. Novamente Bruma a conduzir a bola e cruzar para Ricardo Horta finalizar. O capitão chegou aos 14 golos na Liga e confirmou-se como o melhor marcador da equipa no campeonato.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Reação

Depois da vitória diante do Rio Ave, o Paços de Ferreira parece ter acusado a melancolia do último jogo no principal escalão, pelo menos durante uma temporada. E a equipa apareceu pálida em Braga, quase que derrotada com o peso da descida de divisão.

A única reação surgiu aos 38 minutos, quando Nico Gaitán deu mostras de uma qualidade técnica que poucos possuem em Portugal e atirou uma bola ao poste, na sequência de um canto trabalhado. Foi o único susto na noite tranquila de Tiago Sá.

Consagração

O segundo tempo trouxe o último golo da partida. Lançado ao intervalo, Simon Banza (51 minutos) chegou ao 11.º golo na temporada, após um cruzamento de… Ricardo Horta. Foi a figura no início da época por motivos extra-relvado, foi a figura durante a época pelos golos marcados e acabou como o nome maior de um SC Braga que terminou pela quarta vez na sua história.

Apito final e caiu o pano sobre a edição de 2022/23 da época. O SC Braga ficou com 78 pontos, a sete do segundo classificado FC Porto e com mais quatro que o Sporting, na quarta posição.

Foi também o adeus do Paços de Ferreira. Um ano depois de ter visitado Londres e de ter jogado contra Harry Kane, o emblema nortenho terminou no penúltimo lugar, com 23 pontos, e vai disputar a Liga 2, na esperança de repetir o exemplo do Moreirense, que só demorou um ano a regressar à elite.

A classificação final da Liga
Flashscore

Homem do jogo: Ricardo Horta (Flashscore).

Os números da partida
Opta by Stats Perform