Mais

À porta da Europa: Arouca triunfa em Famalicão com penálti de Sylla nos descontos (0-1)

Arouca subiu ao quinto lugar que dá acesso às competições europeias
Arouca subiu ao quinto lugar que dá acesso às competições europeiasLUSA/Opta by Stats Perform
O Arouca venceu esta segunda-feira no terreno do Famalicão por 0-1 com um golo de grande penalidade já em tempo de descontos, convertida por Morlaye Sylla, aos 90+3 minutos. No fecho da 26.ª jornada da Liga Portugal, os arouquenses sobem ao quinto lugar de acesso às competições europeia.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os famalicenses subiram ao relvado à procura da terceira vitória consecutiva no campeonato, com Jhonder Cádiz na frente de ataque a render Denilson, na única alteração de João Pedro Sousa em relação ao triunfo no última jornada em casa do Boavista (1-2).

Por outro lado, depois do empate na receção ao Paços de Ferreira (1-1), a turma de Armando Evangelista podia somar o quinto jogo consecutivo sem perder, privada de Ismaila Soro que se lesionou no último treino da equipa, entrando Uri Busquets para o seu lugar. 

Escolhas iniciais dos treinadores
Escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

Afiar as garras...

Os anfitriões entraram melhor na partida, com Cádiz a desviar para fora um cruzamento na pequena área, apesar de estar em posição irregular. Este foi o primeiro aviso do avançado que, aos 20 minutos, voltou a fugir à defesa e à entrada da área rematou para fora, numa das melhores oportunidades antes do descanso.

Apesar da falta de pontaria, o avançado estava endiabrado e, pouco depois, fugiu a Mateus Quaresma com um belo pormenor e serviu o remate cruzado de Ivan Jaime que saiu ao lado do poste. 

O Arouca teve mais controlo da posse de bola, mas só ameaçava em contra-ataque. Já perto do intervalo, Alan Ruiz conduziu um ataque em igualdade numérica e, no momento certo, serviu Antony na área cujo remate foi travado pela saída rápida de Luiz Júnior. O intervalo chegou com o nulo no marcador. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

... E voltar a guardá-las

Sem alterações no regresso dos balneários, o ímpeto ofensivo do jogo - que não estava a ser muito - caiu e escassearam ocasiões para inaugurar o marcador. À exceção de um remate de Ivo Rodrigues para defesa segura de Arruabarrena, só aos 71 minutos o perigo rondou as balizas, numa tripla tentativa do Famalicão na área arouquense, as duas primeiras bloqueadas e a última, de Francisco Moura, a sair por cima da trave.

Na outra área, a entrada de Benji Michel - a única mexida de Evangelista antes dos descontos - para o lugar de Mújica quase tinha efeito imediato no jogo. Mateus Quaresma subiu pelo flanco esquerdo, cruzou para a pequena área onde o norte-americano cabeceou perto da trave. O efeito não foi imediato, mas acabaria por chegar.

Azar de uns, sorte de outros

Ao contrário do técnico do Arouca, João Pedro Sousa esgotou as alterações e acabou traído pela primeira aposta vinda do banco suplentes. Em estreia na equipa, o jovem defesa Otávio, de 18 anos, derrubou Michel dentro da área e Carlos Macedo assinalou o castigo máximo. Alan Ruiz enganou os adversários e ofereceu o pontapé decisivo a Morlaye Sylla.

Chamado a converter, o médio guineense rematou com classe ao ângulo superior da baliza e colocou os três pontos na bagagem a caminho de Arouca.

Homem do jogo Flashscore: Morlaye Sylla (Arouca).

Sylla continua a surpreender a nível ofensivo e defensivo
Sylla continua a surpreender a nível ofensivo e defensivoArouca/Opta by Stats Perform
Classificação da Liga Portugal no fecho da 26.ª jornada
Classificação da Liga Portugal no fecho da 26.ª jornadaFlashscore