Arthur marcou mas o rei foi Pote em terra de conquistadores: Sporting vence Vitória (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arthur marcou mas o rei foi Pote em terra de conquistadores: Sporting vence Vitória (2-0)

Atualizado
Sporting regressou às vitórias diante do Vitória, no D. Afonso Henriques
Sporting regressou às vitórias diante do Vitória, no D. Afonso HenriquesOpta by Stats Perform/Sporting CP
O Sporting venceu esta segunda-feira o Vitória de Guimarães, por 2-0, no jogo que encerrou a 29.ª jornada do campeonato. Regresso dos leões às vitórias, com os golos do inevitável Pedro Gonçalves (o 20.º da época), a abrir a segunda parte, e de Arthur Gomes, a fechar a partida.

Recorde as incidências da partida

Depois de se ter apresentado bastante desfalcado em Famalicão, na derrota por 1-2, Moreno, treinador do Vitória de Guimarães, promoveu cinco regressos ao onze. Bamba, Villanueva, Johnston, André Silva e Janvier surgiram a titulares, substituindo Manu Silva, Dani Silva, Tiago Silva, Alisson Safira e Jota Silva.

Rúben Amorim viu o jogo ao lado de Adélio Cândido
Rúben Amorim viu o jogo ao lado de Adélio CândidoLUSA

Já do lado do Sporting, Rúben Amorim, que viu o jogo da bancada, devido a castigo, promoveu duas alterações em relação à equipa que empatou com a Juventus (1-1), com Matheus Reis no lugar de Gonçalo Inácio e Chermiti de volta à titularidade, desta feita com Francisco Trincão a ser o preterido.

Os onzes de Vitória de Guimarães e Sporting
Os onzes de Vitória de Guimarães e SportingFlashscore

Parado, paradinho...

O primeiro remate da partida até pertenceu ao Vitória, da autoria de André Silva, logo aos 3 minutos, ao lado da baliza de Adán, mas foi o Sporting a tomar controlo do jogo desde o arranque.

Aos cinco minutos, num livre direto, Coates ganhou nas alturas, Diomande rematou e Celton Biai segurou. O leão tentava explorar as costas da defesa vimaranense e aos 12 minutos, servido por Marcus Edwards, Morita matou no peito e, de primeira, rematou de fora da área, por cima da baliza.

O Vitória rapidamente percebeu a estratégia leonina, afundou a linha defensiva, jogou mais na expectativa do que na pressão e aos 19 minutos, num livre conquistado por Rúben Lameiras e batido por Johnston, Tounkara quase aproveitou a má saída de Adán. O desvio, porém, não saiu com a direção e força certas.

Aos 23 minutos a primeira real ocasião de golo, com Nuno Santos a desequilibrar e Ricardo Esgaio, já dentro da área e com espaço, a encher o pé, valendo o corte de Mikel Villanueva, a desviar para canto.

Aos 28 minutos foi novamente Marcus Edwards a criar o espaço, servindo Pedro Gonçalves que viu o remate cortado por Bamba.

Um coelho caçado por 7 centímetros

Aos 36', num canto estudado, Johnston atrasou para Janvier que, de longe, rematou ao lado da baliza de Adán.

Num jogo com muitas paragens, jogado a ritmo baixo, eis que Johnston tirou um coelho da cartola, no primeiro de dois minutos de compensação da primeira parte: finta perante Nuno Santos, ala do Sporting nas covas e cruzamento perfeito para André Silva, ao segundo poste, surgir sozinho para marcar. Explosão de alegria em Guimarães, de pouca dura: o lance seria anulado pelo VAR por fora de jogo do avançado brasileiro.

Domínio leonino na primeira parte sem tradução no marcador
Domínio leonino na primeira parte sem tradução no marcadorOpta by Stats Perform

Primeiro remate, primeiro golo

Ao intervalo Moreno mexeu, tirou André André e lançou Dani Silva. O Sporting regressou igual... no onze porque, em eficácia, a diferença foi total: aos 47 minutos Morita serviu Pedro Gonçalves que, à entrada da área, rematou colocado, com a bola a ainda desviar em Tounkara, dificultando ainda mais uma ação de Celton Biai, que se limitou a ver a bola passar para o 1-0 para o Sporting e o 20.º golo da temporada de Pote.

Aos 54 minutos, na segunda vez que foi desmarcado por Ricardo Esgaio, Chermiti rematou para defesa de Celton Biai, a dois tempos, antes de aos 56' Nuno Santos cruzar para remate de Pedro Gonçalves, de primeira, sem a direção desejada.

Em cima da hora de jogo grande passe de Diomande, desmarcando Nuno Santos, que cruzou para Chermiti que tentou o golo de calcanhar. Saiu.. sem efeito.

Reação a partir do banco

Aos 64 minutos Moreno tirou Janvier e Lameiras, lançando Tomás Handel e Nélson da Luz. Troca por troca, tentando refrescar e, sobretudo, agitar o jogo.

No minuto seguinte, livre estudado do Sporting, com Pedro Gonçalves a lançar Coates, o capitão a desviar de cabeça e Chermiti, uma vez mais, a tentar um remate acrobático, novamente sem o destino desejado.

Aos 71 mais uma mudança no Vitória, com Zé Carlos no lugar de Afonso Freitas. Respondeu Rúben Amorim, no minuto seguinte, tirando Chermiti para lançar Francisco Trincão.

A 15 minutos dos 90' Moreno mudou também o ataque, tirando André Silva para lançar Anderson Silva.

Aos 78 minutos perda de bola de Bamba, jogada conduzida por Trincão, que serve Pedro Gonçalves e foi Tounkara num grande corte a evitar o bis do médio do Sporting.

Aos 79 minutos Rúben Amorim fez mais duas mexidas, tirando Matheus Reis e o autor do golo, Pedro Gonçalves, para lançar Gonçalo Inácio e Arthur Gomes.

O leão ia controlando o jogo, ao ritmo das paragens para as substituições - baixo, portanto - e aos 86 minutos, numa jogada de Morita, Trincão rematou, em zona frontal e de pé esquerdo, para excelente intervenção de Celton Biai, cedendo canto.

1-1... nos golos anulados

Aos 87 minutos, na sequência de um livre, o Sporting podia ter matado o jogo: livre batido à maneira curta, Edwards tocou para Trincão, o extremo cruzou e Coates, de cabeça, surgiu sozinho para cabecear para o 2-0. O golo, no entanto, seria invalidado por fora de jogo de 24 centímetros do capitão do Sporting. 

No segundo dos cinco minutos de compensação, Marcus Edwards, antigo jogador do Vitória, saiu para o aplauso... geral, tal como para aquele que o substituiu: Rochinha, também ele antigo jogador dos vimaranenses.

Afinal havia outro

Aos 90+3' haveria mesmo o 2-0 para o Sporting: pontapé de Adán, Bamba falhou o corte, Arthur Gomes rematou de pé esquerdo, com pouco ângulo, e Celton Biai ficou muito mal na fotografia... final, uma vez que o jogo terminaria pouco depois.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

O Sporting regressa assim às vitórias, somando agora 61 pontos, no 4.º lugar, mantendo os sete de distância para o SC Braga. Já o Vitória de Guimarães fecha a 29.ª jornada no 7.º lugar, com 41 pontos, a um de distância do Famalicão e com mais dois que Vizela e Casa Pia.

Homem do jogo Flashscore: Pedro Gonçalves (Sporting)